2º Ciclo de Cinema Intercultural Hispânico

Versão para impressãoEnviar por email
Neste sábado, 26/09, às 15h, no auditório Dr. João Leão de Faria

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Letras/Espanhol e o Pibid do curso de Geografia, juntamente com o "Cineclube UNIFAL-MG", têm o prazer de convidar a comunidade acadêmica para a exibição do "2º Ciclo de Cinema Intercultural Hispânico", uma ação pibidiana interdisciplinar que será realizada neste sábado, 26/09, às 15h, no auditório Dr. João Leão de Faria da Instituição.

Após a exibição, será realizado um debate com convidados, pibidianos, supervisores, professores, estudantes, acadêmicos e toda comunidade presente.

Na ocasião, a exibição contará com a presença do professor do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG, Clibson Alves dos Santos, convidado para participar de um debate sobre o filme. 

Intitulado "O Conflito das Águas", o filme narra a história de Costa (Luis Tosar), um cético e pragmático produtor de cinema, e Sebastián (Gael García Bernal), jovem e idealista diretor, que trabalham juntos em um projeto ambicioso: querem filmar a aventura de Cristóvão Colombo e a chegada dos espanhóis na América. Mas enquanto Sebastián, com algo a dizer, pretende recontar a história do mito Colombo, apresentando-o como um homem obcecado pelo ouro, caçador de escravos e repressor dos índios, a Costa importa somente rodar o filme com o modesto orçamento que dispõe, nem que para isso seja necessário filmar na Bolívia, um dos países considerados "mais baratos" e com uma grande população indígena. A equipe segue então para Cochabamba, onde a privatização e venda de todo o sistema hídrico a uma multinacional provocou o descontentamento da população. As filmagens seguem com dificuldade, ao mesmo tempo em que cresce a violência na cidade. É quando explode a Guerra Boliviana da Água, fato histórico ocorrido em abril de 2000.