“Viver das Ciências Sociais e para as Ciências Sociais”

Este é o tema da I Jornada de Ciências Sociais que está acontecendo na UNIFAL-MG

Alunos do Centro Acadêmico “Outubro de 68” e a coordenação do curso de Ciências Sociais estão promovendo esta semana na UNIFAL-MG, a I Jornada Científica de Ciências Sociais.

Com o tema “Viver das Ciências Sociais e para as Ciências Sociais”, o evento propõe refletir sobre o ofício do cientista social, bem como a situação atual do campo das Ciências Sociais, a fim de proporcionar uma ligação entre o que é produzido no curso na Universidade e o que está fora dela, mantendo um elo entre a academia e a realidade social.

A abertura aconteceu na noite de terça-feira, 05/11/2013, no auditório Dr. João Leão de Faria, com a apresentação da Orquestra Barroca, um dos grupos de câmara do Projeto de Extensão "Camerata Theophilus". Na oportunidade, estiveram presentes: o chefe de gabinete, Prof. Paulo César de Oliveira, que na solenidade representou o reitor em exercício, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior; o vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Prof. Sandro Amadeu Cerveira; o coordenador do curso de Ciências Sociais (Bacharelado), Prof. Lucas Cid Gigante e o coordenador do curso de Ciências Sociais (Licenciatura), Prof. Gleyton Carlos da Silva Trindade.

Dizendo-se honrado de representar o reitor em exercício e fazer parte do corpo de docentes do curso, Prof. Paulo César manifestou a importância do evento. “Trata-se de um acontecimento que vitaliza o curso e nossa Instituição”, disse.

O vice-diretor do ICHL, Prof. Sandro, ressaltou a interdisciplinaridade presente entre os cursos do Instituto e disse que o evento é uma oportunidade para aproveitar o contato com os colegas e contribuir para a construção do curso na UNIFAL-MG. “Nesse momento me agrada poder falar do lugar Instituto, porque tem sido um lugar, onde essa questão da interdisciplinaridade não tem sido meramente um discurso, na verdade nós não temos discursado até pouco sobre isso, mas nós temos vivido muito isso no dia a dia”, afirmou.

Registrando um agradecimento especial ao apoio recebido da Pró-Reitoria de Extensão para a realização do evento, o coordenador do curso de Bacharelado, Prof. Lucas, destacou que a primeira edição da Jornada marca a história do curso de Ciências Sociais. “É um curso recentíssimo, que está formando ainda a sua primeira turma e eu vejo a noite de hoje como o início de um movimento e de um autoconhecimento”, falou durante a abertura.

Prof. Lucas fez questão de citar os nomes dos integrantes da Comissão Organizadora e comentar sobre a possibilidade de “conexão” proporcionada pelo evento. “É um momento importante para nossos estudantes circularem.”

O coordenador do curso de Licenciatura, Prof. Gleyton, expressou reconhecimento pelo empenho dos professores e alunos da Comissão para a realização da I Jornada Científica. Lembrando sua trajetória de trabalho nas escolas, o professor ainda fez considerações sobre o tema, dizendo que a Licenciatura é um dos campos de atuação do cientista social mais desafiador. “Eu estou muito feliz de compartilhar esse desafio com vocês todos, já que boa parte de vocês está se formando em Ciências Sociais – Licenciatura agora” , declarou.

Após as explanações dos componentes da mesa de abertura, os convidados Milton Lahuerta, professor da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Araraquara-SP; e Marcelo Sevaybricker Moreira, professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras – UFLA, participaram de uma mesa-redonda sobre o tema "A Política e o Papel Público das Ciências Sociais".

Na quarta-feira, 06/11, além de apresentações de painéis, os participantes prestigiaram a mesa-redonda “A Educação e a Licenciatura para as Ciências Sociais”, com os professores Marcelo Augusto Totti da UNESP, de Marília-SP, e Marcelo José Oliveira da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Na noite desta quinta-feira, 07/11, alunos e professores participarão da mesa-redonda “A Atualidade da Antropologia e da Sociologia”, com os convidados, Profa. Ana Lúcia Modesto e Prof. Renarde Freire Nobre, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

A I Jornada de Ciências Sociais se encerra nesta sexta-feira, 08/11, com a mesa-redonda “Ruy Mauro Marini e a Teoria da Dependência na América Latina”, que contará com a presença da Profa. Roberta Traspadini da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Esta mesa-redonda acontecerá a partir das 19h, na sala R-105.

Quem participa do evento, pode conferir também exposições de poesia, fotografia, pintura e apresentações musicais.

Para mais informações, acesse: http://jornadacsociais.blogspot.com.br/.

Informações: Ana Carolina Araújo da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Veja mais fotos aqui

Tags: