Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 13 de Novembro de 2015 – Ano IV – Nº 138

 

“Teatro e Ciência na Extensão Universitária”

Blog Minas Faz Ciência da FAPEMIG dá destaque para o Programa CasaCiência da UNIFAL-MG

 

 

            Um release divulgado pela Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG, sobre as atividades dos alunos que integram o programa de extensão “CasaCiência”, despertou o interesse dos editores do blog Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

            A jornalista Verônica Soares da Costa entrou em contato com a coordenadora do programa, Profa. Márcia Cordeiro, do Instituto de Química, para uma entrevista com a equipe, da qual resultou em uma reportagem bem elaborada que remonta todo o histórico de atuação do projeto, na divulgação científica das áreas de Matemática e Química, como forma de produção e disseminação do conhecimento, com a integração de espaços não formais de ensino-aprendizagem.

 

Confira a reportagem na íntegra

 

 

Projeto de paisagismo da Unidade Santa Clara prioriza a sustentabilidade

Proposta para a urbanização do local foi apresentada em reunião com a Reitoria

 

            A Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG promoveu uma reunião com a Reitoria, na segunda-feira, 09/11, para apresentar o projeto de paisagismo desenvolvido para a Unidade Educacional Santa Clara.

            Sob a responsabilidade técnica da servidora Lisliê Goulart, arquiteta urbanista da Universidade, o projeto foi elaborado priorizando a sustentabilidade na urbanização do campus, um dos pilares da Instituição para o planejamento e execução de suas atividades.

            “Para quê um projeto de paisagismo? Exatamente para que a gente possa plantar a árvore certa no local certo”, iniciou Lisliê, comentando que o paisagismo deve harmonizar a relação entre o ser humano e a natureza, de maneira sustentável.

            A arquiteta urbanista destacou a arborização como estratégica e apontou o embelezamento, o direcionamento, a identidade e a delimitação de espaços, como alguns dos benefícios que as árvores podem proporcionar na estrutura urbana e paisagística. “Em termos ambientais, as árvores urbanas contribuem para a redução da erosão; para a umidificação do ar; para a retenção de água e economia de energia; para a redução da temperatura; para o aumento da umidade relativa do ar; para a canalização dos ventos e diminuição da fotoexposição e para o conforto acústico e o controle da poluição, com a amenização de ruídos e da poluição atmosférica”, afirmou.

            Lisliê explicou que o projeto foi fundamentado, sob a supervisão do professor do Instituto de Ciências da Natureza, Marcelo Polo, que apresentou a proposta para a apreciação da Subcomissão de Paisagismo e Recuperação de Área da Instituição. “Visando melhorar a qualidade dos espaços livres da Unidade Educacional e, consequentemente, da comunidade universitária, no projeto, foram criadas micro e macropaisagens, que compõem ruas, estacionamentos, áreas de convívio, praças, palco para eventos culturais e ciclovia”, explicou a servidora, completando que as áreas foram contempladas com disposição de árvores de pequeno, médio e grande porte, das espécies exóticas, nativas, ornamentais e frutíferas.

            Para planejar a arborização urbana da unidade, inicialmente, a arquiteta urbanista realizou um levantamento de suas características físicas que condicionaram a escolha das espécies mais adequadas a cada local. As ruas, os estacionamentos, o uso e as eficiências das edificações, a insolação e o sombreamento em seus 200 mil m² de área foram analisados e de acordo com as especificidades de cada lugar, Lisliê indicou as espécies mais apropriadas.

 

Saiba mais sobre o projeto

 

 

Homenagens e apresentações culturais celebram o Dia do Servidor na UNIFAL-MG

Docentes e técnico-administrativos comemoraram a data em clima de descontração

 

            Encontros de integração entre docentes e técnico-administrativos da UNIFAL-MG marcaram a comemoração do Dia do Servidor 2015 na Instituição, celebrado no dia 28 de outubro.

 

Campus Poços de Caldas

 

            As comemorações iniciaram-se no campus Poços de Caldas. Na manhã do dia 27/10, professores e técnico-administrativos do campus participaram da palestra intitulada “Yoga e o gerenciamento do estresse”, com Rudra Das. Em seguida, a servidora Patrícia Ruella conduziu uma oficina de Cartonagem.

            O Prof. Laos Hirano coordenou um campeonato de taco e na sequência, os servidores confraternizaram no Restaurante Universitário, onde saborearam um cardápio especial com música ao vivo.

            Após o almoço, prestigiaram a apresentação no Palco Livre e a atividade “A ciência por trás do filme: Interestelar”, com a Profa. Wilges Bruscatto. 

            Com o apoio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Centro Integrado de Assistência ao Servidor/Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, FACEPE e a Diretoria do campus Poços de Caldas, houve sorteio de brindes e coffee break, animando o final da tarde, que contou ainda com o espetáculo “Esperando na rodô”, apresentação do ator Reinaldo Facchini, da CIA Sítio do Jeca.

            Ainda durante a tarde, foi promovido um campeonato de tênis de mesa, sob a coordenação do Prof. Laos.

            No dia 28/10, os servidores participaram da palestra “Sentido da audição: modo de usar”, com a médica convidada, Lílian Brandão; e outra apresentação no Palco Livre fechou a confraternização.

 

Campus Varginha

 

            Em Varginha, também ocorreram diversas atividades em comemoração ao Dia do Servidor, as quais foram promovidas nos dias 28/10 e 06/11.

            No dia 28/10, foi realizada uma palestra motivacional ministrada pelo consultor do SEBRAE, Paulo Sarto. O convidado falou sobre o tema “Tornando-se o servidor público nota 10”. Ainda no dia 28, os servidores da unidade se divertiram com a peça “Esperando na Rodô”. Encerrando as atividades do dia, foram sorteados brindes aos servidores, com o apoio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Centro Integrado de Assistência ao Servidor/Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, FACEPE e a Diretoria do campus Varginha.

            Dando prosseguimento às comemorações, no dia 06/11, docentes e técnico-administrativos participaram de um dia de promoção à saúde, realizado em parceria com os cursos de Fisioterapia e Farmácia da UNIFAL-MG.  Massoterapia/ Ginástica laboral/ Alongamento; Pilates; Aferição de Pressão Arterial/ Glicemia/ Colesterol e teste rápido de hepatite C foram as atividades desenvolvidas no campus por acadêmicos dos cursos da Universidade.

 

Sede

 

            Na sede, a data foi comemorada na tarde de quinta-feira, 29/10, ocasião em que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, o Centro Integrado de Assistência ao Servidor e a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho promoveram homenagem a servidores aposentados, sorteio de brindes e a apresentação de peças teatrais: a primeira, encenada pelo grupo do projeto de extensão da UNIFAL-MG, UTE – Universidade, Teatro e Escola da UNIFAL-MG e a segunda, pelo ator Reinaldo Facchini da CIA Sítio do Jeca, que atuou no espetáculo “Esperando na rodô”.

            Durante a abertura, o servidor do CIAS, Clério Sabino da Silva, que conduziu o evento, destacou o significado da palavra servir. “Servir significa estar à disposição da sociedade, ao atendimento de suas necessidades. Servir significa agir dentro dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e legalidade, conforme o Artigo 37 da nossa Constituição.”

            A mesa de honra foi composta pela vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; pelo presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, médico Evandro Monteiro de Sá Magalhães; pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Julio Cesar Barbosa; pelo professor Mário Danieli Neto, representando a Pró-Reitoria de Extensão; pelo chefe do Centro Integrado de Assistência ao Servidor, o médico Denis Magalhães; e pelo presidente da Fundação de Apoio a Cultura, Pesquisa e Extensão (Facepe), professor Marlus Pinheiro Rolemberg.

            “Hoje é um dia de grande significado para todos nós. Um dia reservado para comemorarmos o trabalho de cada um”, frisou o presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, o médico Evandro, na abertura, salientando que muito além de ser uma data festiva, é uma data para homenagear quem também passou pela Universidade e deixou uma marca do seu e que cada realização tem sua importância única.

            Entre agradecimentos pelo apoio da Reitoria, da Comissão de Qualidade de Vida, da equipe do CIAS, da FACEPE e todos os demais envolvidos na realização do evento, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, reconheceu a importância do trabalho de cada servidor e falou sobre o valor simbólico de comemorar o Dia do Servidor, oportunidade para expressar a satisfação por pertencer à UNIFAL-MG.  “É muito importante a gente ter esse pensamento de companheirismo e de pertença à nossa Instituição. A UNIFAL-MG tem prestígio e é reconhecida nacionalmente graças à contribuição, dedicação e apoio de cada um, não existem cargos mais importantes, funções mais importantes. Em nome da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, gostaria de expressar aqui a gratidão e o reconhecimento do trabalho de cada um de vocês colegas”, enfatizou.

            Os servidores aposentados João Carvalho Filho, Marcos Antônio Franciozi, Profa. Antonella Sachsida Braga Vilela, Valéria Maria das Dores Heyden, Neucina Aparecida Ribeiro, Profa. Valéria Maria Gomes Totti e Palmira dos Anjos de Carvalho (representada na oportunidade pela pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa) receberam placas de homenagem em reconhecimento pelos anos de trabalho dedicados à UNIFAL-MG.

 

Confira mais detalhes e galeria de imagens

 

 

 

 

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTb-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.