Em mostra itinerante,
UNIFAL-MG incentiva o processo de ensino-aprendizagem Casa
da Cultura de Alfenas recebe a exposição “Reinos – Mineral, Vegetal e Animal” Rochas ornamentais, recursos
energéticos, plantas medicinais da Pérsia Antiga e animais taxidermizados do
acervo da UNIFAL-MG chamam a atenção de alunos das escolas de Ensino
Fundamental e do Ensino Médio, em exposição aberta essa semana na Casa da
Cultura de Alfenas.
De acordo com a pró-reitora de
Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, a proposta de criação desse espaço
surgiu a partir de uma demanda da comunidade acadêmica de dispor de um local
específico que pudesse reunir toda a coleção científica da Instituição e ser
um centro de referência na realização de atividades museológicas, científicas
e educativas. Uma comissão foi constituída e algumas estratégias foram
elaboradas com medidas imediatas e em médio e longo prazo, para consolidação
desse local. “O Espaço Ciência e Arte representa a consolidação de todo esse
processo de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e é
extremamente relevante para estimular o aprendizado de todos que vão visitar
as exposições”, afirmou a pró-reitora. Buscando envolver toda comunidade
de Alfenas e, sobretudo, as escolas, a primeira mostra foi exposta na Casa da
Cultura de Alfenas. “O local foi
escolhido justamente para propiciar maior circulação de estudantes da rede
pública da cidade e apresentar as possibilidades de utilização de recursos
naturais”, explica o produtor cultural da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado. Para a coordenadora de eventos da
Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas, Elizabeth Vinhas Pereira, a
iniciativa da UNIFAL-MG é enriquecedora. “Quando
eu fiz o convite para as escolas virem visitar a exposição, eu reforcei a
fonte de conhecimento que os alunos poderiam encontrar. Até para nós,
adultos, é muito interessante”, contou. A exposição é acompanhada por
universitários, os quais ficam encarregados de explicar aos visitantes do que
se trata cada material em exposição. “Além
do conhecimento do que está exposta, a gente aprende a se relacionar com os
alunos das escolas e é um público muito diversificado. Para cada faixa
etária, a gente conversa de uma forma. A gente sempre se adapta para cada
público: do ensino médio, do ensino fundamental, do ensino infantil. E é bem
legal ver como eles conseguem apropriar o que a gente passa”, narrou sua
experiência como monitor, o acadêmico do curso de História, Gabriel Barreto
Lopes, que faz parte do projeto de Educação Patrimonial do Museu da Memória e
Patrimônio da Universidade. Mestrado em Ciências
Farmacêuticas comemora 100 defesas na UNIFAL-MG Larissa
Incerti Santos de Carvalho foi a centésima discente a defender a dissertação
A banca foi presidida pelo
vice-coordenador do programa, Prof. Diogo Teixeira Carvalho, também
orientador da acadêmica, que na abertura, fez questão de agradecer a
participação dos demais colegas que integraram a banca: as professoras,
Rozângela Magalhães Manfrini, da Faculdade de Farmácia da Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Danielle Ferreira Dias, da Faculdade
de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG. Na oportunidade, a coordenadora do
PPGCF, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques, destacou a alegria de
completar as 100 defesas, justamente, no ano em que o Programa completou 10
anos. "No nosso país hoje, onde a
educação é tão pouco valorizada, um programa de pós-graduação que em dez anos
chega ao número de formar cem mestres é uma coisa muito gratificante, então,
você Larissa, hoje, representa todos os outros 99 alunos formados por esta
casa e isso ainda é mais especial, porque você é uma egressa dessa casa, do
curso de graduação”, enfatizou. |
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