|
UNIFAL-MG participa de
eventos internacionais do Grupo Coimbra Reitor
esteve no Reino Unido fomentando a internacionalização universitária
O reitor da Universidade, Prof.
Paulo Márcio de Faria e Silva, que integra a Diretoria da associação no
triênio 2015-2017, como 3º vice-presidente, marcou presença nos eventos que
tiveram como tema central “Educação
Superior, Inovação e Internacionalização”. Durante a assembleia, foi
realizada a cerimônia de assinaturas de Acordo de Cooperação entre o Grupo
Coimbra e as universidades: Especializada das Américas - UDELAS (Panamá), a
Autonoma de Chihuahua (México) e a de Acalá (Espanha). No dia 30/10, em reunião realizada
em Londres, o reitor participou também do 1º Encontro de Reitores Brasil - Reino Unido, que reuniu
dirigentes das instituições filiadas ao Grupo Coimbra e representantes de
instituições inglesas, como as universidades de Cambridge, Oxford, College
London e Imperial College London. Neste dia também, os reitores brasileiros
foram recebidos pelo embaixador do Brasil em Londres, Eduardo dos Santos, na
residência oficial do diplomata. De acordo com Prof. Paulo Márcio,
participar da missão ao Reino Unido possibilitou não apenas aproximar a
UNIFAL-MG das grandes universidades europeias, como também perceber o
interesse dessas instituições em consolidar cooperação internacional com as
universidades que integram o Grupo Coimbra. Na oportunidade, foram feitos
contatos com diversas universidades nas áreas de Farmácia, Química,
Engenharia Química, Ciências Humanas e Sociais. Entre elas: ·
Universidade do Porto
(Portugal): Fernando Remião; ·
Universidade de Strathclyde (Glasgow – Escócia): Atilla Incecik; ·
Universidade de Alcalá:
Fernando Galván; ·
Universidade de Northumbria
(Newscatle – Inglaterra): Jon Reast; ·
Universidade de Brunel
(Londres): G. J. Rodgers. A integração da UNIFAL-MG ao Grupo
Coimbra possibilita o acesso a programas de mobilidade internacional como o
BRAMEX (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-México), o BRACOL (Programa
de Intercâmbio Estudantil Brasil-Colômbia), o BRAPER (Programa de Intercâmbio
Estudantil Brasil-Peru), o PLI (Programa de Licenciaturas Internacionais) e
também o PAEC (Programa de Alianças para a Educação e Capacitação),
desenvolvido em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA). No segundo semestre de 2015, a
UNIFAL-MG recebeu os estudantes colombianos Jhonn Anderson Romero Peña da Corporation Universitaria Minuto de
Dios (Uniminuto) e Jean David Varilla
González da Universidad de Córdoba (Unicordoba), participantes do programa
BRACOL, conforme noticiado em UNIFAL-MG recebe estudantes colombianos para
intercâmbio. Para 2016, está prevista a vinda da acadêmica
colombiana Cindy Juliet Christancho
Ortiz, que realizará o doutorado em Química na Instituição, por meio do
Programa de Alianças para a Educação e Capacitação, em parceria com a Organização
dos Estados Americanos (OEA). Projeto de Arqueologia da
UNIFAL-MG ganha destaque na região Jornal
de Paraguaçu repercutiu atividade que estimula conhecimento científico nas
escolas A edição do dia 21/11, do jornal
“A Voz da Cidade” de Paraguaçu, deu destaque ao projeto “Arqueologia: uma atividade divertida”
da UNIFAL-MG. Intitulada “Conhecimento subterrâneo”, a reportagem descreveu a atividade
realizada pelos discentes do curso de História e do mestrado em História
Ibérica da Universidade, junto aos estudantes da Escola Estadual Pedro Leite
do município, no início do mês de novembro, conforme já noticiado pela Ascom
em “Arqueologia:
as histórias presentes em nossas vidas". “Dividida
em duas etapas, uma teórica e outra prática, a iniciativa começou com uma
apresentação ainda em sala de aula sobre os elementos básicos em Arqueologia
como disciplina científica. Na sequência, os estudantes rumaram a uma
área de terra da escola onde foram elaboradas cinco quadrículas de escavação.
Previamente preparadas pelos acadêmicos, cada uma das quadrículas continha
elementos de períodos históricos distintos (grego, imperial, indígena,
medieval e contemporâneo). Com materiais apropriados, os adolescentes
escavavam a terra para encontrar objetos ou pedaços de objetos
característicos”, enfatiza
o texto. A reportagem traz também relatos
do professor Claudio Umpierre Carlan, coordenador do projeto; e dos
acadêmicos participantes: Larissa Souza de Paula e Julio Cesar do
Carmo. "John Lennon: um
legado de simbologia crítica" Confira
artigo do Prof. Paulo Denisar publicado na Revista Espaço Acadêmico de
Maringá Relembrando os 35 anos do
assassinato de John Lennon, o professor de Filosofia da UNIFAL-MG, Paulo
Denisar Fraga, escreveu um artigo que foi repercutido esta semana, no Blog da
Revista Espaço Acadêmico da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O professor discorreu sobre o
cunho político-social de algumas canções em que o líder dos Beatles canta
temas que proclamam a paz e a igualdade racial, e suscita questões como
condições de trabalho, a religião e a fome.
Sobre o legado de John Lennon,
Prof. Paulo Denisar confirma a verdade irrefutável de que foi um dos mais
influentes músicos pop da história do rock, inclusive, na música brasileira,
onde inúmeras composições não só evidenciam a influência dos Beatles, como
também explicitam a referência ao líder da banda. “Foi na MPB que Lennon se tornou mais referido, provavelmente
superando qualquer outro nome estrangeiro. A mais enigmática dessas músicas Para
Lennon e McCartney, de Fernando Brandt,
Lô e Marcio Borges, diz: “Eu sou da América do Sul/ Eu sei vocês não vão
saber/ Mas agora sou cowboy/ Sou do ouro, eu sou vocês/ Sou do mundo, sou
Minas Gerais”. Afinal, uma boa pista sobre a sua letra está na indagação do
sociólogo José Roberto Zan: “Será que eles não estariam anunciando um novo
regionalismo articulado a linguagens universais?” |
Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida
pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas,
atualizada periodicamente. Jornalista Responsável: Ana Carolina
Araújo | MTb-MG 09980 Caso queira cancelar o recebimento,
envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br. |