Este projeto incorpora os elementos da inclusão digital e do desenvolvimento de raciocínio lógico a partir da aprendizagem, de modo lúdico, de linguagens de programação e dos princípios fundamentais das Ciências da Computação. As atividade do projeto ocorrerão online, pelo ambiente virtual Moodle, utilizando de aplicativos do Hour of Code (CODE.org), Scratch (MIT) e Appinventor (MIT). A programação nesses aplicativos se dá por meio do encaixe de blocos coloridos pré-definidos, de maneira lógica e concatenada. Os projetos no Scratch e Appinventor poderão se tornar histórias, jogos, apresentações, de acordo com a criatividade do participante. Paralelamente às atividade didáticas, serão constituídos grupos de desenvolvimento de projetos, por meio de Oficinas de Inovação.
Grupo Facebook: Pensando em Códigos
Projetos relacionados:
-
Moisa Aparecida da Silva. Uso do Scrtach no ensino de narrativas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado Programa de Pós-graduação em Educação)Luis Eduardo de Matos. Ensino-aprendizagem a partir do desenvolvimento de aplicativos digitais lúdicos. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação)Lucas da Silva Fazio. Pensando em códigos: desenvolvendo os princípios lógicos da computação. Bolsista de Extensão. Início: 2017.
Apoio/ Financiamento: Pró-reitoria de Extensão (Unifal-MG)