- Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
- Missão, Visão e Valores Institucionais
- PDI 2021-2025
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- Monitoramento
- PDI e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
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Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES) no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver¹. Isto é, o PDI é o documento que contém o planejamento estratégico institucional, apresentando o propósito organizacional e traduzindo-o em objetivos estratégicos e seus respectivos indicadores e metas.
Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta de planejamento e gestão, que subsidia o desenvolvimento institucional dessas organizações.
Na UNIFAL-MG, a elaboração do PDI é coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).
¹https://www.gov.br/mec/pt-br/plataformafor/documentos/livroforpdi
Resolução Consuni nº 39, de 15 de dezembro de 2020
Resolução de aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o exercício 2021-2025.
Estrutura do PDI 2021-2025
O atual PDI da UNIFAL-MG é para o período entre os anos de 2021 e 2025, e possui:
6 Eixos Temáticos:
– Ensino
– Pesquisa
– Extensão
– Qualidade de Vida na Universidade
– Gestão, Inovação e Internacionalização
– Sustentabilidade (Ambiental, Financeira e Social)
Os quais possuem na totalidade (após a revisão do PDI), 43 Objetivos Estratégicos e 229 Metas, assim distribuídos:
Eixos |
Ensino |
Pesquisa |
Extensão |
Qualidade de vida |
Gestão, Inovação e Internacionalização |
Sustentabilidade |
Objetivos |
7 |
5 |
6 |
6 |
13 |
6 |
Metas |
31 |
15 |
36 |
24 |
83 |
40 |
Em atendimento ao disposto no art. 5º da Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020, no mês de julho de 2023, iniciou-se processo de revisão do PDI 2021-2025.
O processo de revisão foi realizado pelos(as) responsáveis por metas do PDI e pela CDI/PROPLAN, com posterior deliberação pelo Conselho Universitário cuja decisão foi aprovar todos os pedidos de revisão por meio da Resolução Consuni nº 31, de 30 de abril de 2024.
O processo consistiu na revisão dos indicadores e metas pelos responsáveis, os quais encaminharam as sugestões de alteração, correção, adição ou supressão de indicadores e metas, com a devida justificativa para a CDI/PROPLAN via Processo SEI. A coordenadoria analisou, se reuniu com os responsáveis e sistematizou as sugestões em um documento de proposta de alterações e revisão do PDI 2021-2025, o qual foi apresentado na 351ª reunião ordinária do Consuni, realizada em 30 de abril de 2024.
Após a aprovação, foram corrigidas as metas na Plataforma ForPDI e solicitada a revisão do Plano de Ações 2024 já com as modificações.
Acesse o documento (revisado) do PDI 2021-2025

Processo de Construção do PDI 2021-2025
Em 2020, a Universidade Federal de Alfenas iniciou o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025.
Em maio do mesmo ano, a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI/PROPLAN) submeteu uma proposta de metodologia de trabalho e o cronograma de atividades ao Comitê de Governança, Riscos, Controle e Integridade (CGRCI) para apreciação. Nessa proposta, a elaboração do PDI 2021-2025 foi dividida em duas etapas: uma etapa de retrospectiva do PDI vigente (2016-2020) e uma segunda etapa para a construção do novo PDI.
A etapa de retrospectiva do PDI vigente teve início no primeiro trimestre de 2019 com a divulgação do relatório de monitoramento do PDI. O relatório divulgado contemplava, a princípio, os resultados dos Planos de Ações de 2016, 2017 e 2018 do PDI então vigente.
Para a etapa de construção do novo PDI, assim como em anos anteriores, a Proplan priorizou o processo transparente, democrático e participativo da comunidade acadêmica, cabendo a CDI/PROPLAN definir tão somente a metodologia e diretrizes. A partir dessa definição, foram formados Grupos de Trabalho (GTs) compostos por gestores, representantes das unidades acadêmicas, técnicos administrativos e discentes, para apresentação de uma proposta dos objetivos, indicadores e metas a serem alcançados no período.
Uma versão inicial do novo PDI, denominada proposta base, contendo os resultados dos GTs, foi apresentada em Seminário Público realizado no dia 05/10/2020. Após a apresentação, foi disponibilizado um formulário para o recebimento de sugestões de inclusões, exclusões ou ajustes, por toda a comunidade universitária. Após o período de apreciação pela comunidade, um novo documento foi produzido a partir das sugestões e considerações apresentadas, que foi submetido ao Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade (CGRCI) e, posteriormente, encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni) para análise.
Após apresentação e deliberação pelo Consuni, em 15/12/2020 o PDI 2021-2025 foi aprovado.
Clique para visualizar o mapeamento do processo de construção do PDI 2021-2025.
Composição dos Grupos de Trabalho do PDI (2021-2025)
Eixo temático Ensino
Composição |
Representante |
Pró-Reitor de Graduação |
José Francisco Lopes Xarão (CH) |
Pós-Graduação – Indicado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação |
Luis Antônio Groppo (CH) |
Diretor(a) do CEAD |
Geovania Lúcia dos Santos (CH) |
Docente 1 – Indicado pela FM |
Hugo Edgar Silva (CS) |
Docente 2 – Indicado pela FCF |
Fernanda Borges de Araújo Paula (CS) |
Aluno de EXATAS – Indicado pelo DCE |
Bruna da Costa Gomes (CET) |
Eixo temático Pesquisa
Composição |
Representante |
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação |
Vanessa Bergamin Boralli Marques (CB) |
Pesquisador Referência – Indicado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação ou pela câmara de pesquisa |
Thiago Corrêa de Souza (CB) |
Docente 1 – Indicado pela diretor do IQ |
Eduardo Tonon de Almeida (CET) |
Docente 2 – Indicado pelo ICEX |
Marcelo Lacerda Rezende (CSA) |
TAE – Indicado pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação |
Thiago Bueno Pereira (CH) |
Eixo temático Extensão
Composição |
Representante |
Pró-Reitora de Extensão |
Eliane Garcia Rezende (CS) |
TAE 1 -Indicador pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas/CIAS |
Daniela Aparecida Tavares Aguiar (CS) |
TAE 2 – Indicado pelo diretor do campus de Varginha |
Eduardo José Vieira (CSA) |
Docente 1 – Indicado pela FO |
Leandro Araújo Fernandes (CS) |
Docente 2 – Indicado pela ICM |
Dennis William Abdala (CS) |
Aluno de HUMANAS – Indicado pelo DCE |
João Vitor Junho Franco (CH) |
Eixo temático Qualidade de Vida na Universidade
Composição |
Representante |
Pró-Reitor de Assuntos Comunitários |
Wellington Ferreira Lima (LLA) |
Docente 1 – Indicado pela EE |
Maria Regina Martinez (CS) |
Docente 2 – Indicado pela FN |
Fernanda de Carvalho Vidigal (CS) |
Docente 3 – Indicado pelo ICB |
Estela Regina de Oliveira (CS) |
TAE – Indicado pelo diretor do campus de Poços de Caldas |
Patrícia da Cruz Ruella (CSA) |
Aluno – Indicado pelo colegiado da PRACE |
Waldecy Lopes Júnior (CS) |
Eixo temático Gestão, Internacionalização e Inovação
Composição |
Representante |
Pró-Reitor de Administração |
Mayk Vieira Coelho (CET) |
Diretor do NTI |
Marcelo Penha Fernandes (CET) |
Diretor da DRI |
Claudio Umpierre Carlan (CH) |
Diretora da Agência de Inovação |
Izabella Carneiro Bastos (CET) |
Docente 1 – Indicado pelo ICHL |
Letícia Fernandes Malloy Diniz (LLA) |
Docente 2 – Indicado pela EE |
Maria Betânia Tinti de Andrade (CS) |
TAE – Indicado pela DICOM |
Ivanei Salgado (CSA) |
Eixo temático Sustentabilidade (ambiental, financeira e social)
Composição |
Representante |
Pró-Reitor de Planejamento |
Lucas Cezar Mendonça (CSA) |
GMDS/CPMAS |
Julieta Aparecida Moreira Rodrigues (CB) |
Docente 1 – Indicado pela Diretor do ICN |
Dalmo Arantes de Barros (E) |
Docente 2 – Indicado pelo ICSA |
Luiz Antônio Staub Mafra (CSA) |
Docente 3 – Indicado pelo diretor do ICT |
Alfeu Saraiva Ramos (E) |
TAE – Indicado pelo Pró-Reitor de Planejamento |
Débora Vieira de Lima (CSA) |
Referencial sobre as siglas das Áreas do Conhecimento retiradas da Tabela de Áreas do Conhecimento fornecida pelo CNPq:
CA: Ciências Agrárias
CB: Ciências Biológicas
CS: Ciências da Saúde
CET: Ciências Exatas e da Terra
E: Engenharias
CH: Ciências Humanas
CSA: Ciências Sociais Aplicadas
LLA: Linguística, Letras e Artes
O: Outros
Cronograma das atividades de confecção do PDI (2021-2025)
Status: Planejada, Em andamento, Pronta
ID | Data/Período | Responsável | Atividade(s) | Status |
01 | 15/06/2020 | DICOM CDI/Proplan |
Divulgar a metodologia e cronograma de trabalho. | Pronta |
02 | 15/06/2020 | Reitoria | Solicitar ao Consuni a inclusão do tópico para conhecimento dos conselheiros sobre retrospectiva do PDI vigente, metodologia de trabalho e cronograma de atividades para o PDI (2021-2025) na pauta da reunião ordinária do conselho no dia 24/06/2020. | Pronta |
03 | 16/06/2020 a 10/07/2020 | CDI/Proplan | Indicar Grupos de Trabalho (GTs), conforme solicitação dos membros do CGRCI, em sua segunda reunião ordinária de 2020, realizada em 28/05/2020. | Pronta |
04 | 24/06/2020 | CDI/Proplan | Apresentar no Consuni uma retrospectiva do PDI vigente juntamente com a metodologia de trabalho e cronograma de atividades para o novo PDI (2021-2025) | Pronta |
05 | 13/07/2020 a 17/07/2020 | Reitoria | Publicar portaria constituindo os GTs. | Pronta |
CDI/Proplan | Reunir com os GTs para exposição das diretrizes para o trabalho de confecção dos objetivos, indicadores e metas do PDI. | Pronta | ||
06 | 20/07/2020 a 06/08/20201 | GTs | Confeccionar objetivos, indicadores e metas. | Pronta |
07 | 07/08/20202 | GTs | Entregar à CDI/Proplan as propostas de objetivos, indicadores e metas para inclusão no documento do PDI. | Pronta |
08 | 10/08/2020 a 28/08/2020 | CDI/Proplan | Terminar a confecção do documento PDI, já com os resultados do trabalho dos GTs. | Pronta |
09 | 31/08/2020* | CDI/Proplan | Entregar o documento PDI para revisão pelos membros do CGRCI. | Pronta |
10 | 25/09/2020 | CDI/Proplan | Apresentar o PDI em reunião do CGRCI com participação dos diretores de Campi. | Pronta |
11 | 25/09/2020 a 01/10/2020 | CDI/Proplan | Efetivar as alterações solicitadas pelos membros do CGRCI. | Pronta |
12 | 05/10/2020 | CDI/Proplan DICOM |
Realizar seminário público;
Divulgar, em meio eletrônico, o PDI para consulta pública. |
Pronta |
13 | 05/10/2020 a 18/10/2020 | Comunidade acadêmica | Apresentar sugestões de melhorias para o PDI disponiblizado para consulta pública. | Pronta |
14 | 19/10/2020 a 27/10/2020 | CDI/Proplan | Elaborar uma proposta com sugestões de melhorias da comunidade acadêmica para ser apresentada ao CGRCI. | Pronta |
15 | 29/10/2020 | CDI/Proplan | Apresentar a proposta, com sugestões de melhorias da comunidade acadêmica, para deliberação na reunião do CGRCI. | Pronta |
16 | 30/10/2020 a 11/11/2020 | CDI/Proplan | Efetivar, no documento do PDI, as sugestões de melhorias aprovadas no CGRCI. | Pronta |
17 | 12/11/2020 | Reitoria | Solicitar ao CONSUNI a inclusão do tópico sobre deliberação do PDI, na pauta da reunião ordinária do conselho no dia 25/11/2020 | Pronta |
CDI/Proplan | Enviar o PDI para apreciação pelos conselheiros do CONSUNI. | Pronta | ||
18 | 25/11/2020 | CDI/Proplan | Apresentar o PDI no CONSUNI. | Pronta |
19 | 26/11/2020 a 11/12/2020 | CDI/Proplan | Efetivar as alterações solicitadas pelos conselheiros do CONSUNI. | Pronta |
20 | 14/12/2020 a 31/12/2020 | CDI/Proplan DICOM |
Divulgar o PDI para o período de 2021 a 2025. | Pronta |
CDI: Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional
CGRCI: Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade.
Consuni: Conselho Universitário.
DICOM: Diretoria de Comunicação Social.
Proplan: Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional.
Observações:
- Atendendo a solicitações de alguns coordenadores de grupos de trabalho, o prazo original, conforme cronograma, foi estendido até o dia 17/08/2020;
- A entrega do documento PDI aos membros do CGRCI para revisão atrasou um dia e foi feita dia 01/09/2020.
Plataforma ForPDI
O PDI 2021-2025 trouxe inúmeras inovações no que tange ao Planejamento Estratégico da UNIFAL-MG. Entre elas destaca-se o uso do Software ForPDI, uma plataforma aberta de gestão e acompanhamento do PDI das universidades e de outras Instituições públicas ou privadas, resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido dentro da própria UNIFAL-MG.
A Plataforma ForPDI surgiu da necessidade de uma ferramenta colaborativa de acompanhamento da execução do PDI em tempo real. Dentre suas funcionalidades destacam-se a possibilidade de elaboração do documento do PDI, a inserção das metas a serem alcançadas no período, o monitoramento do desempenho das ações, etc.
Desde 2021, o PDI da UNIFAL-MG é gerido e monitorado com auxílio da Plataforma ForPDI.
Saiba mais sobre a Plataforma For.
Acesse a Plataforma ForPDI:
Plano de Ações
O plano de ações (plano de metas) é o documento anual que apresenta as ações propostas para serem realizadas de modo a promover e contribuir com o alcance das metas estabelecidas no PDI.
Conforme o mapeamento do processo de elaboração do plano de ações, no mês de novembro é solicitado aos setores responsáveis por metas do PDI, o preenchimento do plano de ações do ano seguinte na Plataforma ForPDI. Em junho do respectivo ano, é solicitada a revisão do plano e conclusão das ações já realizadas. Por fim, em janeiro do ano seguinte, é solicitada a conclusão das ações e elaborado o relatório do plano de ações e monitoramento do PDI.
2025
2024
2023
2022
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Material preparado pela equipe CDI/PROPLAN para orientar os responsáveis sobre como elaborar uma boa ação para o Plano de Ações 2022. |
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2021
2020
2019
2018
2017
Monitoramento do PDI 2021-2025
O monitoramento do PDI 2021-2025 ocorre por meio da Plataforma ForPDI e os resultados finais anuais são apresentados nos Relatórios dos Planos de Ações e Monitoramento PDI.