Apresentação

Belek Escort

O Projeto Águas de Minas vem analisando a qualidade de água de fontes alternativas de abastecimento (minas, poços rasos e artesianos da cidade de Alfenas e região) desde seu início, em 2005, atendendo aos requisitos necessários para considerar estas fontes como próprias ou impróprias para consumo humano, de acordo com a nova legislação (Portaria 2.419/2011/MS). Assim, por meio de monitoramento mensal, coletam-se amostras de água que são submetidas à avaliação da qualidade higiênico-sanitária, além das análises de pH, cloro e turbidez, como determina a legislação citada.

 

Os resultados são divulgados para os órgãos públicos de vigilância e, a partir deste ano de 2014, por meio do site e redes sociais, para a população local. Além disso, são desenvolvidas atividades educativas referentes à importância da água para a saúde nas escolas próximas às fontes estudadas, nos locais frequentados pelos usuários destas e para a população local. Serão incluídas análises de alguns pontos de coleta de água em bairros rurais de Alfenas, que possuam maior número de usuários de águas de fontes alternativas ( Mandassaia, Bárbaras, Matão e Muzambo).

 

Os novos dados obtidos serão utilizados com a finalidade de reforçar a obtenção de soluções para os problemas encontrados nos locais de coleta, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sendo voltados para a preservação do meio ambiente, garantia da qualidade da água de fontes alternativas para consumo humano, conscientização e formação de multiplicadores. Além disso, os resultados serão divulgados para a comunidade científica por meio da publicação de artigos, apresentação em eventos e desenvolvimento de outros trabalhos. Desta forma, este projeto, além de envolver questões de cunho social, de saúde pública, de recursos naturais e de educação, possui a característica potencial de formação multidisciplinar dos alunos, visto os objetivos abrangentes e distintos.