UNIFAL-MG sedia XIX Jornada Mineira de Estomatologia – JOME

O evento se encerrará nesta sexta-feira, 24/08

A UNIFAL está sediando esta semana, a XIX Jornada Mineira de Estomatologia – JOME. O evento, que teve início ontem, 22/08/2012, e se encerra amanhã, reúne acadêmicos e profissionais da área de Odontologia, em apresentações e discussões de casos clínicos, exposição de pesquisas e conferência clínico-patológica.

Proposta pela Sociedade Mineira de Estomatologia – SOME, a jornada é anual e itinerante, sendo esta a segunda vez que acontece na Universidade Federal de Alfenas e a terceira na cidade de Alfenas. “O mais importante deste evento é a participação dos acadêmicos. Eles apresentam os trabalhos, discutem e os professores apenas fazem a parte de orientação e de estimular que eles participem”, comenta o coordenador da 19ª edição, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira.

De acordo com o coordenador, o objetivo do evento é divulgar a disciplina de Diagnóstico Bucal e Estomatologia, congregar docentes das faculdades mineiras na troca de informações e angariar mais alunos em torno do tema, para que se envolvam e se comprometam com a especialidade. “A área de Estomatologia, que tem como função básica, a prevenção do câncer bucal, fica um pouco a desejar nos consultórios. É preciso que o aluno saia da universidade com esta competência mesmo que ele vá fazer outra especialidade”, explica.

Nesta 19ª edição, foram inscritos 92 casos clínicos de alunos de 15 instituições, entre públicas e privadas. Embora o evento aconteça em Minas Gerais, pela proximidade da cidade de Alfenas com São Paulo, estudantes do estado paulista também inscreveram casos clínicos nesta jornada.

Dos casos inscritos, 57 estão sendo apresentados oralmente e 35 em forma de painéis. Ao todo são cerca de 200 pessoas envolvidas em 25 horas de atividades.

Além do Prof. Alessandro Pereira, também faz parte da Comissão Organizadora, o Prof. João Adolfo Costa Hanemann.

A Comissão contou com o apoio do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, que foi responsável pelo desenvolvimento dos Anais da XIX Jornada Mineira de Estomatologia.

Para mais informações, acesse a Programação - JOME.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social