Curso de Letras promove I Encontro de Formação Docente

Versão para impressãoEnviar por email

Evento debateu a questão do processo de seleção de livros de espanhol pelo PNLD

Discentes e docentes do curso de Letras e do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade participaram do I Encontro de Formação Docente, que aconteceu nos dias 15 e 16/08/2013, na Instituição.

Sob a coordenação do Prof. Italo Oscar Riccardi León, a atividade originada no Laboratório de Ensino de Espanhol e Português, constituiu na realização de palestra com a Profa. Elzimar Goettenauer de Marins Costa, docente de Espanhol da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e debates em grupos.

Na abertura do evento, no dia 15/08, conduzida pelo aluno do curso de Letras, Luís Eduardo Oliveira Costa, foi promovida uma apresentação cultural com a participação de estudantes do Escola Estadual Samuel Engel que fazem parte de um projeto de estágio intitulado "Español en Acción",  desenvolvido nas férias escolares pelas discentes Priscila Martins e Jacqueline Lopes do curso de Letras/Espanhol, com a colaboração musical do aluno de Letras, Leandro de Souza.

A palestrante, que atua na formação de professores, avaliação e produção de materiais didáticos e letramento crítico, falou sobre o tema "Reflexões e apontamentos sobre o livro didático e as políticas públicas dos editais do PNLD com ênfase na área de língua estrangeira (espanhol)”, discutindo o trabalho de avaliação dos livros didáticos pelo Programa Nacional de Lívro Didático. A palestra proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer como os editais do PNLD delineiam um livro didático ideal, amparado em perspectivas teórico-metodológicas assumidas em documentos oficiais, tais como os Parâmetros (1998) e as Orientações Curriculares Nacionais (2006), e sustentadas em pesquisas acadêmicas recentes; saber as ocorrências que contrariam os critérios específicos, bem como os exemplos retirados de coleções aprovadas que atendem tais critérios e discutir alguns procedimentos que o professor pode adotar ao escolher um livro didático e ao usá-lo em suas disciplinas.

De acordo com informações divulgadas pela coordenação, a ideia deste Encontro surgiu no espaço das aulas ministradas na disciplina do Laboratório de Ensino de Espanhol e Português e na supervisão do Estágio Curricular dos discentes do curso de Letras, e também, da necessidade de não só possibilitar discussões de textos bibliográficos relevantes sobre a formação de professores ou de aspectos que envolvem a prática docente e/ou as experiências curriculares de ensino/aprendizagem em sala de aula. A finalidade do evento foi propiciar reflexões pontuais focadas na questão do livro didático e nas políticas públicas dos editais do PNLD com ênfase em espanhol, assunto que contou com a participação de uma especialista de outra Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais que além do debate, simultaneamente, ofereceu condições para atualizar informações e conhecimentos, provocando novos aportes sobre o tema aos participantes.

No dia 16/08, a atividade se concentrou em grupos de discussão que buscaram aprofundar o tema da palestra.

O I Encontro de Formação Docente contou com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão.

Galeria

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação da UNIFAL-MG