Discentes, docentes e pesquisadores da UNIFAL-MG participam do I Seminário de Pós-Graduação da Universidade

Versão para impressãoEnviar por email

Na oportunidade, comunidade científica conheceu o cenário atual da área na Instituição

Com o objetivo de proporcionar um espaço para discussão sobre a consolidação e crescimento da Pós-Graduação da UNIFAL-MG e apresentar à comunidade científica, o cenário atual do tema, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) promoveu na última sexta-feira, 24/05/2013, na sede, o I Seminário da Pós-Graduação Stricto Sensu.

Abrindo o evento, a Profa. Marília Caixeta Franco Ariosa, coordenadora de Pós-Graduação da Universidade, deu boas-vindas aos presentes, ressaltando a participação do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, que foi gestor da área de Pesquisa e Pós-Graduação, na época da então, Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, e posteriormente, Centro Universitário Federal de Alfenas, no período 2001-2005.

Em seguida, Profa. Marília falou sobre a trajetória dos programas de Pós-Graduação. “O primeiro programa de Pós-Graduação foi o de Ciências Farmacêuticas, seguido pelo de Química, Ecologia, Tecnologia Ambiental e Ciências Fisiológicas. Nós temos, neste momento, 13 programas de Pós-Graduação com 16 cursos sendo 03 cursos de doutorado e 01 de mestrado profissional”, comentou.

A coordenadora salientou também, que a Universidade possui atualmente, 166 docentes nos programas de pós-graduação, dos quais 12 bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 286 alunos matriculados e 146 alunos titulados. “Tem sido um desafio para a atual gestão, trabalhar na proposta de novos programas e na consolidação dos já existentes”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Carlos Doriguetto, agradeceu a presença dos docentes, discentes e pesquisadores no Seminário e parabenizou a iniciativa da Coordenação de Pós-Graduação pela realização.

Prof. Doriguetto aproveitou a oportunidade para explicar que já em 2013, a UNIFAL-MG conseguiu superar a meta determinada pelo Ministério da Educação, para manter o título de Universidade. De acordo com as exigências estabelecidas pelo MEC, por meio de resolução do Conselho Nacional de Educação, as instituições de ensino superior, federais e privadas, devem ofertar, no mínimo, 04 mestrados e 02 doutorados para manter o título de Universidade. A UNIFAL-MG, que teria até 2016 para cumprir a meta, já atende aos requisitos para manutenção do título de Universidade, neste ano, oferecendo 13 mestrados e 03 doutorados.

Fazendo uso da palavra, o reitor, Prof. Paulo Márcio, explanou: “É difícil dimensionar o sentimento da gente, ao ver o crescimento da nossa representatividade da pós-graduaçao”.

Lembrando que não existe universidade plena sem a pós-graduação forte, Prof. Paulo Márcio também parabenizou a Coordenação pela iniciativa de congregar os pesquisadores para acompanhar a evolução da área na Universidade. “Minha fala aos dirigentes e, principalmente, aos pesquisadores, é que a gente não deve nunca abandonar a ideia do que é o institucional; a gente deve pensar muito também o que está fazendo enquanto instituição porque não há dúvidas de que as ações e os programas dão suporte à vida profissional de cada um, e muitas vezes, as ações que não colaboram, acabam descontruindo um processo que é importante para o crescimento da instituição”, destacou.

Incentivando os grupos a apresentar suas demandas aos órgãos colegiados, o reitor mencionou os avanços da Instituição em relação à representatividade nas políticas e câmaras no estado de Minas de Gerais e colocou a Administração à disposição, para prestar suporte à Pós-Graduação e fazer com que esta área, seja cada vez mais estruturada na UNIFAL-MG.

O Seminário contou ainda, com a apresentação de cada programa de pós-graduação, oferecido pela Universidade:

1. Ciências Farmacêuticas;
2. Química;
3. Multicêntrico em Ciências Fisiológicas;
4. Ecologia e Tecnologia Ambiental;
5. Enfermagem;
6. Biociências Aplicadas à Saúde;
7. Ciência e Engenharia de Materiais;
8. Ciência e Engenharia Ambiental;
9. Ciências Odontológicas;
10. Gestão Pública e Sociedade;
11. Física;
12. Estatística Aplicada e Biometria;
13. Administração Pública (Programa de Pós-Graduação Profissional).

Confira mais informações sobre os programas, na página da PRPPG: www.unifal-mg.edu.br/prppg/strictosensu/areaseprogramas

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas