UNIFAL-MG promove II Seminário de Socialização do PIBID

“Os desafios do contexto escolar para professores iniciantes” será a palestra de hoje à noite

ORGANIZAÇÃO

Encerra-se hoje, 18/05/2012, na Universidade Federal de Alfenas, o II Seminário de Socialização do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com a palestra “Os desafios do contexto escolar para professores iniciantes”, ministrada pelo Prof. Luciano Campos da Silva, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O evento teve início na quarta-feira, 16/05/2012, oportunidade na qual, alunos e professores da UNIFAL-MG, e também representantes de escolas de Alfenas, lotaram o Auditório Dr. João Leão de Faria, para prestigiar a palestra “Caminhos para a docência: o PIBID em foco”, que contou com apresentação da Profa. Sílvia Regina Ribeiro, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

Na solenidade de abertura, o pró-reitor ajunto de graduação, Prof. Alessandro Aparecido Pereira, relembrando o relato de um dos bolsistas do programa, confirmou a importância do PIBID. “O programa está no caminho certo, pois essa vivência dentro da escola é muito importante. O que estamos proporcionando para nossos alunos é um contato com a realidade da escola, aproximando a teoria da prática”, ressaltou.

A coordenadora do PIBID, Profa. Helena Maria Felício dos Santos, agradeceu a colaboração dos envolvidos e a fundamental participação da escola pública. “Eu quero externar minha alegria por estar fazendo parte deste programa, nesse momento na coordenação dele institucionalmente, e compartilhar o meu agradecimento a todos, pois o PIBID não acontece sem cada um de nós que estamos aqui, e mais, não acontece sem a participação essencial da escola publica.”

Profa. Helena também deixou um recado: “Não nos esqueçamos de que a escola vive sem o PIBID, mas o PIBID não sobrevive sem a escola. Em termos de formação de professores, podemos avançar no sentido de que não é só teoria e prática, mas também assumir a escola pública, como um espaço de formação do professor, seja ele na formação inicial ou na continuada.”

Em sua palestra, a convidada da noite, Profa. Sílvia Regina Ribeiro, falou sobre os desafios de ser professor para alunos da chamada Geração Z. “Quem é essa Geração Z? É uma geração que tem a maneira de pensar influenciada pela tecnologia, ou seja, muito rápida. Extremamente imediatista”, afirmou. De acordo com a palestrante, com a sobrecarga de informações, os alunos de hoje apresentam dificuldade de foco e de associar conteúdos.

Além de amor à docência, a professora apontou outros caminhos para fazer valer a pena ser um educador nos dias atuais. “Diante de toda problemática, ser educador é um desafio. Mas nós temos a função social de transformar o espaço. Mediante a todos os estímulos externos que o aluno está vendo aí fora, eu acredito que o professor tenha que instigar, fazer ficar atraente tão quanto as cosias que eles vêm nas mídias. Somos agentes de transformação social reais.”

Sessões temáticas sobre metodologias de ensino e material didático, e ainda mesa-redonda, fizeram parte da programação do II Seminário de Socialização na tarde de ontem. Hoje, a partir das 16h, os participantes terão outras apresentações orais e a palestra de encerramento às 19h, no Auditório Dr. João Leão de Faria.

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES em 2007, com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições públicas de educação superior.

Um dos objetivos do Pibid é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

No projeto institucional aprovado pela CAPES, a coordenação do programa da UNIFAL-MG inseriu a realização de Seminários de Socialização das Atividades Desenvolvidas, com a participação de todos os licenciandos envolvidos no projeto, professores das escolas parceiras, demais professores e acadêmicos dos diferentes cursos de licenciatura.

Galeria

Outras informações sobre o programa, no endereço: http://www.unifal-mg.edu.br/sspibid/

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social