Vem aí a 5ª Festa do Marolo de Paraguaçu

Versão para impressãoEnviar por email
Evento conta com o apoio da UNIFAL-MG

Entre os dias 19 e 23/03/2014, acontecerá mais uma edição da Festa do Marolo de Paraguaçu, evento que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG.

Com o tema "Marolo maduro tem futuro!", a 5ª edição terá atrações culturais, educacionais, esportivas e gastronômicas, dentre as quais o já renomado Festival de Música "Marolo de Ouro" e o Concurso de Culinária com Marolo, além de seminário, projetos educacionais envolvendo os alunos das escolas municipais, apresentações culturais, feira gastronômica e de artesanato.

A Universidade tem contribuído para melhorar o cultivo e o aproveitamento do marolo na região, por meio de projetos de extensão com interface na pesquisa, desenvolvidos por docentes e discentes, como é o caso da Profa. Flávia Della Lúcia da área de Ciência dos Alimentos da UNIFAL-MG. Abaixo, leia texto divulgado no folder, de autoria da pesquisadora em parceria com o engenheiro agrônomo da EMATER de Paraguaçu, Carlos Magno de Mesquita.

O marolo - organizar de forma sustentável e ética

Como todos nós da região sabemos, o marolo é um fruto muito apreciado e que chama a atenção de todos ao seu redor, pelo seu forte aroma. No entanto, este fruto poderia ser melhor aproveitado comercialmente.

A realidade mostra que todos os envolvidos com o marolo (produtores, vendedores, autoridades, pesquisadores e outros) deviam se organizar, unindo forças para a garantia da qualidade do fruto. Caso contrário o marolo pode não ter um futuro promissor.

A produção regional ainda não se apresenta consolidada e, além disso, a natureza do fruto e a forma como é transportado, estocado e processado, podem afetá-lo, comprometendo a aparência, o aroma e seu valor nutritivo e funcional.

Assim, torna-se essencial que toda a cadeia produtiva seja perfeitamente estruturada, em todas as suas vertentes, adotando práticas eficazes que contribuam para padrões de qualidade e competitividade.

É de suma importância colher o marolo na época correta de maturação. Existem sinais de que o fruto está na época ideal para a colheita.

O primeiro deles é a cor da casca, que deve estar verde-amarelada ou ligeiramente mais escura. Além disso, a casca deve estar macia, sensível ao toque com os dedos. Também devemos verificar se o fruto apresenta um distanciamento entre os gomos na malha de sua casca, mostrando que há uma quantidade de polpa suficiente para garantir o desenvolvimento do fruto fora da planta. Estes sinais garantem que, a partir deste ponto, o fruto pode amadurecer e desenvolver o sabor, o aroma e a textura, que são tão apreciados. O fruto caído deve ser logo colhido para não ser contaminado.

Aí, sim, estará com a maturação completa, podendo ser consumido logo em seguida ou até poucos dias depois.

Colher o marolo sem estar na época correta de maturação é o mesmo que jogar fora o fruto, pois ele não irá atingir essas características que o distingue dos demais. E o consumidor que compra um marolo que não esteja saboroso, não volta e não compra mais o fruto. Se for colhido antes da hora ele não amadurece, apenas endurece e seca.

Vamos divulgar estas informações e garantir o futuro da produção e comercialização do marolo em nossa região, de forma ética e sustentável. Organizar é pensar junto, unir forças!

Acesse o folder com a programação completa.

Mais detalhes na página da festa: www.festadomarolo.com.br/

Informações: Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG