II simpósio de espanhol como língua estrangeira no Sul de Minas da Unifal-MG

O II simpósio de espanhol como língua estrangeira no Sul de Minas da Unifal-MG  teve início ontem, dia 31, marcado pela solenidade de abertura que aconteceu às 19 horas no auditório Dr. João Leão de Faria.

Antes da abertura oficial do evento o público foi agraciado com o momento cultural. Apresentou-se o Coral Madrigal Renascentista da Unifal, sob a regência de Thiago e coordenação do prof. Gustavo Maia, que abrilhantou o evento com belíssimas apresentações. E em seguida, o estudante Edvan Aparecido Ferreira fez uma apresentação de dança numa descontraída performance.

A mesa de abertura da cerimônia foi composta pelo Vice-Reitor, Reitor em exercício, Professor Edmêr Silvestre Pereira Júnior, e também pelo Pró-Reitor adjunto de Graduação Prof. Alessandro Aparecido Pereira, Diretor do Instituto de Ciências e Letras Prof. Paulo Denisar Vasconcelos Fraga, chefe do Departamento de Letras Prof. Eloésio Paulo dos Reis e  coordenadora do evento: Profa. Fernanda Aparecida Ribeiro.

O evento tem como finalidade promover o encontro de pesquisadores, profissionais da área de ensino e estudantes de espanhol, propiciando discussões na área e oportunizando a apresentação das diferentes áreas de pesquisa que se desenvolvem no Brasil.

Segundo Fernanda, coordenadora do evento, o II SELE visa também fortalecer o espanhol no Sul de Minas, porque "A Unifal foi a primeira universidade pública do Sul de Minas a ter o espanhol, antes do inglês, inclusive, o que fez a diferença entre outras universidades e a ideia é fortalecer a área de espanhol e criar assim um evento, que seja pelo menos a cada dois anos, marcante para as pesquisas e que divulgue a língua, a literatura e a cultura, essa é a nossa expectativa."

O nome do evento foi criado pelo professor Ítalo, também da Unifal,  que idealizou o primeiro SELE e quis mostrar a importância de uma língua estrangeira, principalmente no Sul de Minas, em virtude da localização da Unifal, por ter sido ela pioneira na região na implantação da área de espanhol em seus cursos.

O Professor Antônio Roberto Esteves da Unesp de Assis-SP brindou a todos os presentes ministrando a palestra "Literatura, cinema e cultura no universo hispânico: um diálogo produtivo".