II palestra do Ciclo de Seminários obtêm sucesso com os acadêmicos de Física

Dando continuidade ao Ciclo de Seminários, docentes e discentes dos demais períodos do curso de Física promoveram a segunda palestra do Ciclo na noite desta quinta-feira, dia 26, no bloco PCA 205.
O Ciclo de Seminários é uma atividade realizada por uma disciplina de física com o propósito de mostrar aos alunos o ‘ritual’ de palestras e seminários. Como é estar nos bastidores de um evento desde a sua organização até a desenvoltura do papel do próprio palestrante.
Os palestrantes são sugeridos por acadêmicos do curso que os convidam para ministrar a palestra aos demais participantes sobre diversos assuntos interligados à física.
O tema debatido desta semana foi ‘O núcleo: A Civilização rumo a uma história limpa’ que abordou sobre a energia nuclear e as formas de obter energia limpa e sustentável. O Prof. Dr. Gustavo do Amaral Valdiviesso que possui experiência nas áreas de fenomenologia de partículas e campos é graduado em bacharelado e licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Doutor e mestre pela mesma Universidade, P.H.D pela Organização Europeia de Pesquisas Nucleares – CERN, foi o segundo palestrante convidado para participar do Ciclo de Seminários.
Professor do Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT na Universidade Federal de Alfenas – campus Poços de Caldas, trabalha atualmente com oscilação de neutrinos solares e de reatores. Atua no projeto de pesquisa: Simulação de interação neutrino – matéria com o detector do projeto Neutrinos Angra. O Prof. Dr. Gustavo explicou sobre a história do núcleo e a energia nuclear, agradeceu pelo convite e, para finalizar abriu espaço para perguntas. De maneira dinâmica os alunos permaneceram atentos à discussão e participaram de forma ativa até o término da atividade que visa empenhar e incentivar os mesmos nos estudos, complementando e aprofundando os assuntos discutidos em sala de aula.
O Ciclo de Seminários convida a todos os interessados para as palestras:

02/06/11 Tema: Nanotecnologia - Prof. Dra. Juliana Morbec.
09/06/11 Tema: Computação Gráfica - Prof. Dr. Paulo Alexandre Bressan.
16/06/11 Tema: Sensoriamento Remoto - Prof. Dra. Rúbia Gomes Morato.