Grupos PET promovem VIII Jornada Científico-Cultural

Evento envolve alunos da sede e dos campi, Poços de Caldas e Varginha

Os Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) iniciaram na noite de ontem, 03/05/2012, a VIII Jornada Científico–Cultural da universidade, no Auditório Dr. João Leão de Faria.

Organizado pelos próprios acadêmicos, o evento tem por finalidade não apenas socializar o conhecimento acadêmico e promover a interação entre os grupos e comunidades, universitária e externa, como também, possibilitar a discussão de temas atuais e necessários para a formação dos alunos. A jornada possibilita também, divulgar e socializar resultados de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, fomentando a apresentação de atividades culturais.

Fazendo uso da palavra na abertura, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, destacou a importância das atividades dos Grupos PET para a instituição. “Com os trabalhos realizados pelos alunos, tutores, professores, o PET vem galgando cada vez mais relevância, tanto dentro da instituição como no cenário nacional, e a universidade, por reconhecer isso, tem buscado sempre estimular e apoiar as ações dos petianos.”

O Prof. Paulo Márcio falou também da sua satisfação pessoal em participar da abertura do evento. “Pessoalmente, eu tive prazer, mais uma vez, de fazer a abertura de um evento do PET, e posso dar testemunho pessoal que para mim é um dos programas mais bem consolidados dentro da universidade, que melhor consegue expressar o que é a insociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Acho que nenhum programa da universidade consegue fazer isso tão bem, de uma forma tão articulada”, afirmou.

Dando boas-vindas aos participantes, a pró-reitora adjunta de extensão, Maria Regina Fernandes da Silva, enfatizou a presença dos Grupos PET nos projetos. “Nós temos uma presença forte dos Grupos PET nos projetos de extensão, eventos e cursos. Sejam todos bem-vindos, uma boa jornada, bom trabalho, que as atividades desse evento sejam produtivas e levem a um próximo evento no ano que vem.”

Em seguida, a pró-reitora de graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, como ex-tutora do PET, relembrou outros anos de atuação dos grupos e ressaltou as ações realizadas atualmente. “Conheço o trabalho dos tutores de PET e acho que, temos que continuar trabalhando intensamente na integração entre ensino, pesquisa e extensão, porque é o único programa que discute os três pilares da universidade. Nós não somos pesquisadores apenas, somos pesquisadores, trabalhamos na assistência e trabalhamos no ensino”, declarou.

Comentando sobre o Grupo Conexão de Saberes, a pró-reitora falou também sobre o quanto o trabalho de tutores e alunos, está sendo refletido na comunidade. “É muito bom ver a jornada avançando, as palestras organizadas, a comunidade envolvida, e digo mais, vocês podem fazer uma grande diferença, em termos de conhecimento e em termos de qualificação.”

O coordenador do evento, Prof. Leonardo César Carvalho, agradeceu o apoio da Profa. Rosângela Rodrigues Borges, tutora do grupo, que também ajudou na coordenação da jornada e, avaliou ainda, a colaboração recebida da reitoria, pró-reitorias e demais envolvidos. “Esse evento acontece graças à colaboração direta de vocês, que nos dá condição de desenvolver nossas ações que ocorrem também, graças àqueles que estão por trás das cortinas, operacionalizando o sistema.”

Em sua fala, o Prof. Leonardo César também valorizou os tutorandos. “Nós sabemos que a qualidade dos eventos PET é reflexo dos seus tutorandos, não apenas de tutor. Tutor é um mérito instrumento, mas quem realmente produz são os tutorandos. Eles são os verdadeiros beneficiados e também os verdadeiros merecedores de crédito aqui.”

Na sequência, a VIII Jornada Científico-Cultural contou com a apresentação do Grupo Maracatu Muiraquitã e, ainda, com a palestra do Prof. Paulo Henrique de Sousa Leite, do SEBRAE, que ministrou sobre o tema “Vocação, mercado de trabalho e carreira profissional: humanização, conhecimento e competência”.

O evento, que se encerrará nesse sábado, 05/05/2012, abrange a sede da universidade e também os campi, Poços de Caldas e Varginha.

Detalhes sobre as oficinas e os minicursos promovidos durante a jornada, no endereço: http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/?q=jornada_pet_2012_apres

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social