Acompanhamento Odontológico para Gestantes

Versão para impressãoEnviar por email

Odontóloga Daniela Tavares do CIAS/PROGEPE fala sobre a importância do acompanhamento odontológico durante a gravidez

A tendência atual na Odontologia é a ênfase a um atendimento precoce centrado na construção da saúde e valorização do período pré-natal. São muitos os mitos e crenças sobre o atendimento odontológico e gestação. A gestante pode e deve receber um atendimento desde que consciente e adequado a sua condição. O período gestacional representa uma oportunidade única e especial para a prevenção de problemas e educação em saúde.

Durante a gravidez ocorrem alterações emocionais, endócrinas e bucais. Pode ocorrer a exacerbação de uma gengivite pré-instalada, maior vascularização do periodonto, levando a uma tendência a sangramentos, aumento de salivação, náuseas, vômitos, diminuição da escovação, maior consumo de alimentos cariogênicos e com isto maior incidência de cáries. Estudos demonstram uma relação entre infecções periodontais e parto prematuro. Importante ficar claro que o organismo da mulher grávida responde de forma exacerbada aos irritantes locais, mas para que ocorra o desenvolvimento de problemas é necessário o fator pimário que é a placa dentária.

O acompanhamento odontológico da mulher na gravidez permite manter ou resgatar a saúde bucal por meio de medidas preventivas e curativas, sendo que com esta atenção antecipada é possível a prevenção e manutenção da sua própria saúde bucal e do bebê.

Informações: Daniela Aparecida Tavares Aguiar - odontóloga do Centro Integrado de Assistência ao Servidor - CIAS/PROGEPE