Andifes se reúne com presidente da Câmara dos Deputados e líderes partidários

A convite da presidente da Comissão de Educação da Câmara dos deputados, deputada Fátima Bezerra, o presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (UFOP), o reitor Luiz Junior (UFPI) e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, participaram ontem, 13 de setembro, da reunião dos líderes partidários com o presidente da Câmara, deputado Marcos Maia.

Na reunião o deputado Marcos Maia apresentou o presidente da Andifes aos líderes e informou a razão da sua presença que foi o pedido de aprovação em regime de urgência do PL 2134/2011, que dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação, destinados às universidades federais.

Após a reunião de líderes, o presidente da Andifes conversou com o presidente da Câmara e o líder do PT, deputado Vaccarezza, quando foi reiterado o pedido e explicado que a rápida aprovação do Projeto é importante para se realizar a contratação dos docentes e técnicos administrativos em tempo hábil, de modo que possam estar em sala de aula no primeiro semestre de 2012.

Foi explicado também que estes cargos serão utilizados na nova expansão das universidades que foi lançado pela presidente da República, Dilma Rousseff, bem como para conclusão do Reuni.

Os representantes da Andifes esclareceram que aprovação do PL vão beneficiar todos os estados da federação e que as expansões das universidades têm priorizado a interiorização, os cursos noturnos e a formação de professores para a educação básica.

Os reitores também lembraram que nos últimos anos as universidades federais ampliaram bastante os cursos e as vagas nas engenharias, e este é um processo que ajuda muito o desenvolvimento do Brasil.

O presidente da Andifes afirmou que o Congresso Nacional tem sido um grande parceiro das universidades federais.

Ao final, tanto o presidente da Câmara, quanto o líder do governo se comprometeram com o pedido e se manifestaram pela rápida aprovação do PL. Eles solicitaram ainda que todos os reitores procurem os parlamentares de seus estados reforçando este pedido.

A presidente da Comissão de Educação, deputada Fátima Bezerra, se comprometeu a designar rapidamente o relator do Projeto na Comissão e solicitar aos seus membros rápida aprovação do Projeto.

O presidente da Andifes também solicitou a deputada Fátima Bezerra que a Comissão incorpore ao projeto a alteração da Lei 8112/90 de modo a permitir que os docentes e técnicos das universidades possam se afastar para pós-graduação ainda no período de estágio probatório.

Esta demanda tem importância em função do grande número de contratações de servidores ocorrida nos últimos anos, assim como daquelas decorrentes dos PL 2134/2011.

A deputada manifestou concordância com essa reivindicação e aguarda da Andifes uma proposta de redação do dispositivo que viabilizará este pleito.

O reitor João Luiz agradeceu a Deputada e pediu a ela que transmitisse aos demais membros da Comissão o reconhecimento da Andifes pelo apoio que sempre a Associação recebeu daquele coletivo.

*Fonte: Assessoria de Comunicação Andifes