UNIFAL-MG recebe assessor do deputado Odair Cunha

O Reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Paulo Márcio de Faria e Silva e o vice-reitor, Edmêr Silvestre Junior, receberam na tarde de quarta-feira, dia 16, a visita do assessor parlamentar do deputado Odair Cunha - Wellington Botrel, do vereador da cidade de Paraguaçu - professor Rafael, do representante do Sint/Uifal - Nilson Gomes e do representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) - Rodolfo Cesar. Dentre os assuntos tratados, constou a reforma da sede do DCE.
O reitor solicitou, junto ao assessor, alternativas para ajudar na revitalização da sede do DCE que se encontra em situação precária, além de tratar do assunto da construção de novas quadras cobertas nos três campi da instituição ; Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.
O assessor afirmou que já existe uma emenda do orçamento de 2011, em nome do deputado Odair Cunha, no valor de 250 mil reais, para ações em educação no que se refere a esporte e lazer. Botrel prometeu trazer retorno se essa emenda orçamentária puder ser destinada ou não para a universidade.
Paulo Márcio mostrou que trâmites para ajuda na reforma do DCE não são possíveis, visto que, universidade e sede do DCE, são estruturas diferentes e possuem CNPJs distintos, o que impede qualquer ação da instituição. “Se o deputado Odair Cunha, juntamente com sua equipe conseguirem algum auxílio para os acadêmicos, pode ter a certeza de que estarão ajudando diretamente a UNIFAL-MG”, completou o reitor. Por sua vez, tentou apontar algumas soluções para o problema como a doação da sede do DCE a UNIFAL-MG, o que permitiria a reforma. O assessor do deputado acenou também para a possibilidade de busca de recursos em outras instituições de capital público e privado e dispôs sua equipe jurídica para auxiliar os discentes em processos que estão em andamento.

Durante a reunião, os temas relativos aos Trabalhadores das Universidades Brasileiras também mereceram destaque. O representante do Sint/Unifal - Nilson Gomes apresentou e solicitou o apoio do assessor parlamentar aos assuntos propostos pela Agenda da FASUBRA – Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras, entres eles figuram: negociação coletiva e data base; direito ao exercício da greve; Pec 257/95 (sobre a ascensão profissional); contra o PLP 92 (sobre a Fundação Estatal de Direito Privado), contra a MP 520 (sobre a Empresa Pública de Direito Privado), contra o PLP 549/2010  (sobre a limitação de gastos com o funcionalismo público); PEC 270, PEC 555; revogação do veto do fator previdenciário; PLP 248; Lei 9.632/98; Lei 9.192/95 e demais assuntos relativos aos trabalhadores técnico - administrativos e à categoria de docentes, conforme informes distribuídos por este sindicato.
A reunião terminou num clima de descontração com o compromisso de buscar-se soluções para as demandas levantadas. “Queremos o crescimento e o desenvolvimento de nossa região e a cidade de Alfenas, especificamente a UNIFAL-MG, agrega muito valor a nossa região. O deputado Odair Cunha tem um carinho enorme por ela, e o que for possível será feito para garantir o crescimento da unidade” relatou Wellington.

Tags: