Participe da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Avalie o impacto dos fatores internos e externos nas atividades da Universidade

Após a conclusão da 1ª etapa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - 2016-2020), que contemplou a revisão do PDI vigente e a nova proposta da Missão, Visão e Valores da Universidade, a comissão responsável - constituída por representantes de todos os órgãos da UNIFAL-MG, incluindo o Diretório Central dos Estudantes - inicia a 2ª etapa dos trabalhos, com o levantamento das principais questões relacionadas ao ambiente interno e externo da Instituição.

De acordo com o presidente da comissão, Prof. Adriano Antonio Nuintin, o grupo volta a consultar a comunidade universitária por meio de um questionário, para coletar outras informações a fim de definir eixos temáticos, tais como, o Projeto Pedagógico Institucional, a infraestrutura da Universidade, as políticas de atendimento aos discentes e aspectos financeiros e orçamentários. “A metodologia de trabalho utilizada para a construção do PDI valoriza a transparência, uma vez que se baseia na opinião e informações precisas junto à comunidade”, avalia.

O que é preciso saber sobre o PDI?

Tudo o que se deseja alcançar em termos de forma de conduzir o trabalho, de estrutura para as atividades cotidianas, de objetivos a serem perseguidos, precisa estar descrito em forma de planejamento estratégico.

Prof. Adriano explica que o Plano é criado para ser desenvolvido por um período de cinco anos, com o objetivo de identificar a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. “Cada instituição deve realizar seu planejamento de forma coletiva, fundamentando-se na realidade existente e nos aspectos dessa realidade que se deseja modificar”, afirma.

Para elaborar o documento, a comissão conta com a expressiva participação da comunidade universitária, com o intuito de definir o que precisa ser mudado.

Como participar?

Na nova etapa, discentes, docentes e servidores técnico-administrativos poderão avaliar o impacto dos fatores internos e externos nas atividades da UNIFAL-MG.

A compilação das informações geradas nas etapas de participação da comunidade será levada para uma discussão conclusiva da comissão, que prepara a redação do novo PDI. O documento final será levado para apreciação do Conselho Universitário da UNIFAL-MG (Consuni).

    Continue contribuindo para a elaboração do PDI de nossa Universidade!

Preencha o formulário disponível na página: http://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/consulta-a-comunidade