Universidade realiza evento em comemoração do Dia Nacional dos Surdos

Encontro acontece nesta quinta-feira, 27/09, às 19h, na sala R-102, na Sede em Alfenas

O Dia Nacional dos Surdos é comemorado, desde a criação da Lei nº 11.796/2008, em 26/09, sendo que a data foi escolhida por ser o dia da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, que existe desde 1857 no Brasil. Para celebrar, a comunidade surda de Alfenas promoverá um encontro nesta quinta-feira, 27/09, às 19h, na sala R-102, na Sede da UNIFAL-MG. Durante a reunião, a discente Elaine Souza contará sua experiência na educação básica e o ingresso na Universidade. Já alguns familiares de surdos apresentarão suas impressões e desafios ao lidar com a surdez.

Nos últimos 10 anos, o Dia Nacional dos Surdos tem sido marcado pela reflexão sobre a inclusão das pessoas surdas na sociedade brasileira e, também, pela reivindicação de uma educação bilíngue condizente com a realidade linguística da pessoa surda.

É um equívoco pensar que todos os surdos fazem leitura labial ou são oralizados, uma vez que mesmo as pessoas consideradas 'fluentes' na Língua Portuguesa não são 100% eficientes em fazer leitura labial. Tal dificuldade acontece devido à forma individual de cada um em articular a boca, além de que alguns possuem bigodes, falam rápido demais, dificultando a compreensão da articulação labial. Assim, uma das melhores formas de incluir os surdos na sociedade, na família, na escola, na Universidade e demais espaços, é tornando possível a comunicação com a utilização de Libras.

Atualmente, a UNIFAL-MG possui três surdos: a Profa. Thaís Abreu, a discente Elaine Souza e o funcionário Wladimir Bento, todos usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras e que compreendem e interagem com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura e identidade por meio do uso da língua de sinais.

Vale lembrar que a cor da militância em favor da educação e da cultura surda é azul.

Com informações: Rafael Carlos Lima da Silva, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG