Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Universidade recebeu Prof. Ricardo Antunes, na noite desta segunda-feira, 21/10/2013, para falar sobre o tema
Alunos, professores e servidores técnico-administrativos do Instituto de Ciências Humanas e Letras e também do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG lotaram o auditório Dr. João Leão de Faria na sede da Universidade na noite de ontem, 21/10/2013, para participar do evento “Conferências Humanísticas”.
Promovida pelo ICHL, a primeira edição das Conferências contou com a presença do convidado Ricardo Antunes, professor de Sociologia do Trabalho no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), que na oportunidade ministrou o tema “A nova morfologia do trabalho e as lutas sociais hoje”.
Abrindo o evento, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, elogiou a iniciativa do ICHL em propor as conferências e considerou o dia “ímpar” para a Instituição. “A expressão de importância do evento se dá inclusive, pela importância do palestrante Ricardo Antunes, que congratula esse processo. Todos que são da área de Ciências Sociais, com certeza, conhecem os trabalhos desenvolvidos pelo Prof. Ricardo Antunes, que sem nenhuma dúvida é hoje uma das maiores referências quando se trata do tema das lutas sociais do trabalho”, enfatizou.
O diretor do ICHL, Prof. Paulo Denisar Fraga, falou sobre a satisfação de iniciar as Conferências Humanísticas com o Prof. Ricardo Antunes e explicou a proposta dos eventos promovidos pelo Instituto: “Conferências Humanísticas e Seminários abertos ‘A ideia de Universidade’ são eventos que procuram pensar a Universidade, o espaço universitário, social, cultural, histórico, de forma crítica e reflexiva”, disse.
Em tom de homenagem, Prof. Paulo Denisar fez questão de registrar que em outro momento, a organização havia convidado o Prof. Carlos Nelson Coutinho para participar de uma das edições das conferências, o que acabou não se concretizando devido ao falecimento do professor.
"A nova morfologia do trabalho e as lutas sociais hoje"
O conferencista internacional Prof. Ricardo Antunes explanou sobre a tendência do capitalismo em destruir os direitos do trabalho em escala global.
“Por que o capitalismo hoje, em todos os lugares onde ele se desenvolve, ele o faz, mais ou menos intensamente, destruindo o direito do trabalho?”, questiona o autor de livros como “Os sentidos do trabalho”, “O continente do labor” e “Riqueza e miséria do trabalho no Brasil”.
Dizendo-se honrado por abrir as Conferências Humanísticas na Universidade, Prof. Ricardo resumiu: “O mundo que nós estamos vivendo é um mundo em convulsão. Eu vou tentar mostrar que essas convulsões têm conexões com a tragédia que é hoje o mundo do trabalho, que os capitais não fazem outra coisa senão intensificar a exploração do trabalho, informalizar, precarizar, terceirizar, desempregar e destruir força de trabalho, e isso, também significa revoltas e rebeliões.”
As Conferências Humanísticas também contaram com sessão de autógrafos do livro “Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II”, desenvolvido pelo autor e equipe de pesquisa, da qual é integrante, o Prof. Adriano Pereira dos Santos da UNIFAL-MG, que escreveu o artigo “Na usinagem do capital o desmonte é do trabalho: reestruturação produtiva nos anos 1990 - o caso da Zanini S.A. Equipamentos Pesados de Sertãozinho-SP.”
Conferências Humanísticas
As Conferências Humanísticas constituem um evento proposto e criado pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (ICHL/UNIFAL-MG) com o objetivo de promover um espaço de excelência para a reflexão crítica sobre importantes temas da sociabilidade humana, da ciência e da cultura. Como um evento de edições contínuas, as Conferências Humanísticas ocorrem de forma solo ou associada a outros eventos, privilegiando a interlocução com nomes de referência das Humanidades, do mundo social, cultural e científico, no Brasil e no exterior.
Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG