UNIFAL-MG realiza I Congresso Interdisciplinar de Espiritualidade e II Jornada Vida Plena

Versão para impressãoEnviar por email

Evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Multidisciplinar de Religiosidade e Espiritualidade

Alunos, professores e profissionais de diversas áreas se reuniram no auditório Dr. João Leão de Faria nesta quinta-feira, 18/10/2012, para prestigiar a solenidade de abertura do I Congresso Interdisciplinar de Espiritualidade e II Jornada Plena.

Organizado pelo Núcleo de Estudos Multidisciplinar de Religiosidade e Espiritualidade (NEMRES), sob a coordenação dos professores Ericson Hideki Hayakawa e Érika de Cássia Lopes Chaves, o evento objetiva estimular ações para o desenvolvimento integral do ser humano, visando a promoção do bem-estar físico, emocional, social e espiritual não só no contexto acadêmico, mas na sociedade, como um todo, conforme preconiza o conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde.

Durante a abertura, Prof. Sandro Barbosa, do Instituto de Ciências da Natureza, mestre de cerimônias na ocasião, destacou: “Refletir sobre a espiritualidade e a formação de profissionais comprometidos com o ser humano, numa visão holística da saúde, dignidade, espiritualidade e inclusão social, motivou a realização do I Congresso Interdisciplinar de Espiritualidade e a II Jornada Vida Plena. Contribuir para a integralidade humana e ao mesmo tempo, esquivar-se do egocentrismo e individualismo que tornam o homem indiferente às mazelas sociais, é o propósito deste evento.”

O vice-reitor, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, falou sobre a formação do NEMRES e os resultados alcançados. “Confesso que quando o pessoal formou o grupo, eu achei bastante inusitada a ideia e o tema na universidade. E hoje, vejo que está produzindo frutos e que, realmente, a gente tem que buscar não só a qualidade de vida do corpo, como da espiritualidade, independente de religião.”

Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, pró-reitora de Extensão, relacionou o Congresso Interdisciplinar de Espiritualidade com a proposta de outro evento que está acontecendo na UNIFAL-MG, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que envolve o tema: “Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde”. “Se nós juntarmos o ser humano em um todo, nós vamos ter vida plena, nós vamos mudar as nossas atitudes, e com certeza, com o olhar para o ser humano e para onde o ser humano olha, que é a natureza, que é a terra. Não adianta dizer que a universidade não tem que olhar a espiritualidade, porque a universidade é científica. A espiritualidade é ciência também. E vida plena também é ciência. Porque se eu tenho uma vida plena, eu posso fazer ciência”.

O pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Prof. Marcos Roberto de Faria, enfatizou o quanto tem acompanhado os trabalhos do grupo desde que nasceu, e também a boa vontade dos integrantes em apresentar para a comunidade acadêmica, uma visão mais ampla em relação ao tema espiritualidade. “A universidade como nós a conhecemos, como espaço da adversidade, nasceu também em um ambiente da fé, em um ambiente eclesiástico. Eu acho que a universidade se ocupa e deve se ocupar da crítica, ela deve se ocupar, acima de tudo, de questões intelectuais, e exatamente por isso, ela deve se ocupar também do tema da espiritualidade, que é tão fundamental para o ser humano.”

A relação entre espiritualidade e saúde foi destacada na fala da diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade. “Vemos hoje, uma preocupação maior e mais frequente de pesquisadores nacionais e internacionais buscando parcerias para desenvolver pesquisas que envolvam a espiritualidade e a saúde. Não importa se possuímos crenças materialistas ou espirituais, atitudes religiosas ou antirreligiosas, necessitamos explorar a relação entre a espiritualidade e a saúde para aprimorar conhecimentos sobre o ser humano e novas abordagens terapêuticas.”

O coordenador, Prof. Ericson Hideki Hayakawa, agradeceu as presenças e ressaltou que a realização do evento propicia um ambiente diferenciado não só destinado à ciência do conhecimento, mas ao aprofundamento das discussões em inúmeros temas ligados à saúde, os quais são instituídos pela Organização Nacional de Saúde. O professor lembrou também a necessidade de refletir sobre os motivos que prejudicam a formação acadêmica dos universitários e ao final deixou um recado: “Esperamos que os profissionais aqui formados e aqueles que já estão no mercado de trabalho, voltem para cá não só o conhecimento acadêmico, mas também tenham sensibilidade suficiente, para se preocupar com o próximo.”

Também o acadêmico Wesley Fernandes Fonseca apresentou aos participantes, as ações do Núcleo de Estudos Multidisciplinar de Religiosidade e Espiritualidade (NEMRES), oportunidade em que puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo grupo.

Após a solenidade, o convidado, Prof. Paulo Henrique de Sousa Leite do SEBRAE-MG, ministrou uma palestra sobre o tema "A Vida no Trabalho e o Trabalho na Vida: Seres Humanos X Seres Profissionais".

Hoje, os congressistas assistiram a outras palestras e mesas-redondas sobre temas diversos. 

O evento se encerrará amanhã, 20/10/2012, com um minicurso sobre o tema "Programação neuro linguística (PNL): a arte de comunicar".

Galeria

Para mais informações, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/?q=icongresinterdisciplinarespiritual_iijornadavidaplena_progra_apres

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

 

Tags: