Congresso Latino-Americano de Microbiologia contará com palestra de docente da UNIFAL-MG

Prof. Gunther Brucha foi convidado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia

O professor do Instituto de Ciências e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, Gunther Brucha, participará de mesa temática no XXI Congresso Latino-Americano de Microbiologia, que acontecerá entre os dias 28/10/2012 a 01/11/2012, no Mendes Convention Center, na cidade de Santos-SP.

Convidado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), responsável pela organização do evento, o Prof. Gunther falará sobre o tema Diversidade microbiana e fatores que influenciam essa diversidade, apresentando o trabalho: “Influência dos Nutrientes Nitrogênio e Fósforo na Diversidade Microbiana proveniente dos Sedimentos estuarino de Santos-São Vicente, Estado de São Paulo, Brasil durante a degradação do Pentaclorofenol”.

De acordo com o professor, o trabalho que será apresentado é fruto do seu projeto de doutorado, no qual verificou que alterações nas relações nutricionais (N e P) em concentrações próximas às limitantes, nos meios de cultivos para anaeróbios resultam em modificações nos padrões de diversidade microbiana proveniente de uma mesma amostra ambiental. “É a aplicação de uma teoria ecológica ‘Resorce Ratio Theory’ em processos de biorremediação em ambientes anaeróbios. Os resultados indicaram que antes de iniciarmos um ensaio de degradação devemos verificar qual a melhor relação nutricional para favorecimento da comunidade microbiana degradadora do composto tóxico alvo”, explica.

Também estarão presentes nesta mesa, pesquisadores da Pontificie Universidad de Quito - Equador, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SOBRE O DOCENTE

Gunther Brucha possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Adjunto II lotado no Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas, e membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (IMPETAm). Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado: Estudos das Bactérias Redutoras de Sulfato (BRS) provenientes de sedimentos anóxicos de lagos da Amazônia envolvidas na metilação do Mercúrio, financiado pelo CNPq.

O CONGRESSO

A Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) preside a Associação Latino-Americana de Microbiologia (ALAM) desde outubro de 2010 e assumiu a responsabilidade de organizar o XXI Congresso Latino-Americano de Microbiologia (XXI ALAM) a ser realizado no período de 28/10/2012 a 01/11/2012 em Santos-SP.

Entre os objetivos da SBM e da ALAM está o de reunir os pesquisadores que se dedicam às diferentes áreas da Microbiologia, organizando atividades científicas, cursos, apresentações de trabalhos, conferências, mesas-redondas e workshops além de incentivar o estudo, o ensino e a pesquisa em microbiologia. Outro importante objetivo é o de criar um ambiente favorável para o intercâmbio entre os microbiologistas de diferentes países que atuam em diferentes setores da sociedade, como universidades, centros de pesquisa, órgãos públicos e indústrias e contribuir para o desenvolvimento da microbiologia, para a melhor formação dos estudantes de graduação e pós-graduação e para o bem-estar geral da população.

Mais informações: http://www.sbmicrobiologia.org.br/latino/index.html

Por: Ana Carolina Araújo