Grupo de Pesquisa do curso de História promove "I Congresso Nacional: Península Ibérica" na universidade

Versão para impressãoEnviar por email

Evento reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras que estudam o tema

De 22 a 26/10/2012, a UNIFAL-MG sedia o I Congresso Nacional Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI, evento que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras que trabalham com diferentes campos da cultura Ibérica.

O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Península Ibérica: da Antiguidade Tardia à Reconquista com o apoio da Universidade Federal de Alfenas e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, sob a coordenação do Prof. Adailson José Rui.

A solenidade de abertura aconteceu nesta segunda-feira, 22/10, no auditório Dr. João Leão de Faria, e contou com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; da coordenadora de Pós-Graduação, Profa. Marília Caixeta Franco Ariosa, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; do coordenador de Extensão do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Prof. Ronaldo Auad, representando a pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’ Anna; e do coordenador do evento, Prof. Adailson José Rui.

“É com muita alegria que estamos realizando este primeiro evento, relacionado à História Antiga, à História Medieval, com o intuito, justamente, de promover e desenvolver esta área de conhecimento”, disse o Prof. Adailson, dando boas-vindas aos participantes.

Representando a pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, Prof. Ronaldo parabenizou a organização, desejando a todos um excelente congresso.

Ao cumprimentar os componentes da mesa, o reitor agradeceu ao Prof. Adailson pela realização do I Congresso Nacional e falou sobre a importância de eventos como este. “Agradeço em nome da universidade, pela iniciativa e chamo a atenção para um ponto bastante importante que pra mim já marca a iniciação do evento: é ser promovido por um grupo de pesquisa. Embora voltado logicamente para a formação dos acadêmicos, é isto que na prática simboliza a interação maior entre Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade; que é tanto teorizado, mas que, às vezes, na prática a gente não consegue externar tanto em ações.”

Prof. Paulo Márcio também agradeceu a presença dos convidados, enaltecendo a cooperação entre as universidades. “A todos os convidados, quero manifestar satisfação da Universidade Federal de Alfenas de estar recebendo aos senhores e agradecer mais uma vez, a colaboração efetiva que prestam à universidade, na área que é inexperiente ainda; embora a universidade seja quase centenária, a área de Ciências Humanas, de um modo geral, e o curso de História, são áreas ainda novas. Portanto, eu valorizo muito a presença dessa cooperação das demais universidades para a construção do projeto deste curso.”

Na programação da semana do I Congresso Nacional Península Ibérica, foram incluídos mesas-redondas, conferências, sessões de comunicações, minicursos e lançamento de obra histórica. Através dessas atividades, a organização visa apresentar e discutir pesquisas sobre o tema e possibilitar a divulgação de tais conhecimentos para a comunidade acadêmica.
Após a abertura, Prof. Adailson convidou para compor a mesa, os professores convidados, Neiva Ferreira Pinto, da Universidade Federal de Juiz de Fora; e Marcus da Silva Cruz, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, para compartilharem seus conhecimentos sobre estudos clássicos e medievais.

Galeria

Confira mais detalhes da programação do evento, que se encerrará na próxima sexta-feira, 26/10: www.unifal-mg.edu.br/extensao/files/image/arquivos/foldercongresso%5B1%5D.pdf
 

Tags: