Comissão apresenta proposta de criação da Editora UNIFAL-MG em debate público

“Política editorial universitária, docência e a publicação da produção científico-cultural da comunidade acadêmica” foi tema da mesa redonda promovida pelo Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica (PRODOC), no auditório Dr. João Leão de Faria, no dia 08/03/2012, que debateu a criação da Editora UNIFAL-MG.

Na oportunidade, o Prof. Paulo Denisar Vasconcelos Fraga divulgou aspectos centrais do projeto para implantação e funcionamento da editora da universidade.

O projeto é resultado dos trabalhos da Comissão de Estruturação da Editora da UNIFAL-MG - composta pelos professores Paulo Denisar, Daniela Aparecida Eufrásio, Ihosvany Camps Rodríguez e Sueli Leiko Takamatsu Goyatá - que defende que a editora tenha visibilidade e participação docente, caracterizada por um perfil e um papel institucional estreitamente ligados aos processos de consolidação, desenvolvimento e a mais ampla projeção possível do capital simbólico acadêmico, científico-cultural e político-social da instituição.

Durante debate, o Prof. Paulo Denisar comentou sobre a política editorial a ser norteada pela edição e coedição de obras de perfil acadêmico, científico e cultural de origem local, regional e nacional e por traduções de origem internacional, sejam como obras solo-independentes, sejam como obras vinculadas a Coleções Temáticas específicas, com Comitês coordenados por docentes da casa e Conselhos incluindo docentes externos.

A mesa foi coordenada pela presidente da Comissão, Profa. Daniela Aparecida Eufrásio, e contou também com a participação do Prof. Celso Ferrarezi Junior.

Os integrantes da Comissão irão encaminhar a proposta para os órgãos competentes e colocam-se à disposição da comunidade acadêmica para mais esclarecimentos.

por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social