Diretoria da ACCEL inicia novo mandato

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Com nova estrutura, Associação organiza atividades para melhor atender aos servidores
Membros do Conselho Fiscal, Diretoria e representante da Barbosa Borges Advogados na nova sede da ACCEL

Entrou em exercício no dia 10/12/2015, a Diretoria eleita da Associação Comunitária, Cultural, de Esporte e Lazer dos Servidores e Familiares da UNIFAL-MG (ACCEL).

Sob a presidência do servidor técnico-administrativo Nilson Pereira Gomes, que foi reconduzido ao cargo junto a outros servidores, a ACCEL inicia novo mandato de dois anos com perspectivas de melhorias.

Explicando a respeito da atuação da ACCEL, Nilson diz que quando iniciou a gestão em dezembro de 2013 com déficit financeiro, a Diretoria percebeu a necessidade de começar os trabalhos estruturando a Associação, que até então não dispunha de local apropriado e pessoal adequado para toda demanda. Com isso, além de assistentes para o atendimento aos servidores, foram contratadas empresas especializadas para prestar suporte nas áreas de cálculo atuarial de plano de saúde, contábil e jurídica, sobretudo, no sentido de conduzir o relacionamento e as negociações com as operadoras de planos de saúde, em períodos de reajustes - um dos maiores desafios da ACCEL.

Após uma série de pesquisas, o presidente chegou à empresa KM Risk - Consultoria, Assessoria e Auditoria Atuarial de Belo Horizonte, a mesma que assessora a Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg). Por meio dessa empresa, a ACCEL passou a analisar a porcentagem de reajustes apresentada pelas operadoras, realizando cálculos em conformidade com as Planilhas de Sinistralidade de cada contrato, Índice de reajuste previsto no contrato e orientações da Agência Nacional de Saúde (ANS).

“Em posse dos índices apresentados pelas operadoras junto à planilha de sinistralidade dos servidores, índice de reajuste previsto no contrato e com base na porcentagem autorizada pela ANS, agora é possível ter documento sob a orientação da KM Risk Cálculo Atuarial que nos respalda negociar com a operadora. Então nós convocamos os associados para a assembleia com o intuito de apresentar os índices e definir qual será a nossa margem de negociação com as operadoras”, explica Nilson, afirmando que a Associação não vai tirar dinheiro do bolso do servidor sem que a operadora envie o documento oficial “planilha de sinistralidade” juntamente ao reajuste pretendido na data de aniversário do contrato com antecedência mínima de 30 (trinta) dias para que a empresa KM Risk possa analisar. “Este é um desafio e uma luta que temos que enfrentar e fazer com que a operadora obedeça as regras”, argumenta.

Além da contratação da empresa de consultoria atuarial, os gestores contrataram também dois escritórios de Alfenas: Max Contábil e Barbosa Borges Advogados.

De acordo com o presidente, outra linha de trabalho da Diretoria diz respeito às reformulações do Estatuto Social, em relação aos direitos e deveres dos associados, principalmente, no resgate de contemplar no Estatuto os sócios proprietários da sede Campestre. Conforme Nilson, a ACCEL ainda necessita atualizar a lista dos sócios proprietários e os não sócios proprietários e revisar o Regimento da sede Campestre. “Estamos fazendo a manutenção na sede Campestre para atender aos servidores. É fundamental a participação dos servidores nas assembleias, somente com a participação, apoio e colaboração podemos fazer a cada dia mais para todos”, finaliza o presidente da Associação.

Integrantes da Diretoria e Conselho Fiscal com assistentes técnicos

SOBRE A ACCEL

A ACCEL foi fundada em 1986 como uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, de promoção da saúde, educacional, assistencial e recreativo, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigir, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.

Confira os novos integrantes:

Diretoria
Presidente: Nilson Pereira Gomes
Vice-presidente: Profa. Francisca Isabel Ruela
1º secretário: Claudemir de Assis
2º secretário: Julio Cesar Barbosa
1º tesoureiro: Edvaldo César Nunes
2º tesoureiro: Prof. Luiz Carlos do Nascimento

Conselho Fiscal
Laércio Martelli
Amauri Bernardes de Souza (suplente)
Áurea Lopes Rocha
Marco Aurélio Sanches (suplente)
Rogério Fortunato Teixeira
Simoni Osória de Oliveira (suplente)

A Associação está situada à Avenida Governador Valadares, 584-A, no centro de Alfenas.
Telefone: (35) 3291-3600
 
Para mais informações, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/accel/