Docente da UNIFAL-MG toma posse no Conselho Curador da FAPEMIG

Prof. Marcelo Henrique dos Santos foi empossado na manhã de hoje

Na manhã desta terça-feira, 12/06/2012, dois novos membros do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG foram empossados, entre eles, o Prof. Marcelo Henrique dos Santos da Universidade Federal de Alfenas.

Prof. Marcelo Henrique assumiu o lugar do Prof. Rodrigo Corrêa de Oliveira, que fazia parte do Conselho desde março de 2010 e pediu para ser substituído.

Na ocasião, também tomou posse o Prof. Alexandre Christófaro Silva da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM que substitui o Prof. Magno Antônio Patto Ramalho, por término de mandato.

O CONSELHO CURADOR

O Conselho Curador é responsável por definir as diretrizes institucionais e tem o intuito de preservar a memória institucional, experiência e autonomia da Fundação. O conselho é formado por 12 membros destacados da comunidade científica estadual e cada mandato tem um período de quatro anos não coincidentes.

Dos 12 membros, quatro são de livre escolha do governador, quatro são indicados em listas tríplices pelas instituições de pesquisa e ensino superior sediadas no Estado, vinculadas ao governo federal e particulares. Os outros quatro são indicados, também em listas tríplices, por entidades de pesquisa e ensino superior.

Ambos os membros foram escolhidos em listas tríplices organizadas pelos institutos de pesquisa e pelas instituições de ensino superior com sede no Estado.

SOBRE O NOVO CONSELHEIRO

A indicação do Prof. Marcelo Henrique baseou-se na sua forte participação em atividades de pesquisa na Instituição e formação de recursos humanos ao nível de Pós-graduação. A atuação do docente pode ser mensurada pela pujante produção científica e tecnológica, número de orientações concluídas e em andamento.

O pesquisador é bolsista de Produtividade do CNPq e atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Química. Possui graduação em Química, Bacharelado e licenciatura, pela UFV (1993), mestrado em Agroquímica pela UFV (1996), doutorado em Química pela UFMG (2001) e estágio de pós-doutoramento pela UFV (2002). Atualmente é professor Associado-I na UNIFAL-MG, onde participou da implantação do curso de Bacharelado em Química (2003) e da criação do Programa de Pós-graduação em Química (Mestrado em 2008 e Doutorado em 2011). Além da coordenação, é docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Química e Ciências Farmacêuticas. Destaca-se em sua produção a publicação de 68 artigos em revistas científicas internacionais de alto fator de impacto, entre eles um trabalho com destaque de Capa; além de dois pedidos de depósito de patentes.

Informações: FAPEMIG
Link: http://www.fapemig.br/novos-membros-tomam-posse-no-conselho-curador/