Docente e discente da UNIFAL-MG participam de Atividade Integrada de Formação

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Evento aconteceu no período de 28/01 a 05/02 na Universidade do Minho, em Portugal

A partir do protocolo de colaboração entre Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e Universidade do Minho (UM), em processo de consolidação, professores/pesquisadores e acadêmicos destas duas instituições desenvolveram atividades no campo da formação e da investigação que intencionam o fortalecimento da pós-graduação em Educação, entre os dias 28/01 a 05/02.

Entre os dias 28 e 30/01, a mestranda Daniela Schiabel e a professora Helena Felício participaram do 23º Colóquio da AFIRSE: “As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores”, em Lisboa, com apresentação de trabalhos. O trabalho apresentado pela mestranda Daniela é um recorte de sua dissertação que está em processo de construção no PPGE/UNIFAL-MG e o trabalho apresentado pela Profa. Helena Felício é fruto de atividade investigativa desenvolvida com o professor Carlos Silva da Universidade do Minho.

Entre os dias 01 e 05/02, desenvolveu-se atividades de formação/investigação na Universidade do Minho, descritas a seguir:

a) “Seminário de pesquisa da/na prática curricular”, aberto à comunidade educativa (incluindo academia e contextos educativos), mas como uma orientação específica no âmbito do “Mestrado em Educação Pré-Escolar em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico” e do “Mestrado de Educação em Ensino no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico”. (Ministrado pela Profa. Helena Felício).

b) “Jornada de Socialização de Projetos Curriculares Integrados”: Avaliação, realizada pelos professores Carlos Silva (Minho) e Helena Felício (UNIFAL-MG), das propostas de Projetos Curriculares Integrados no âmbito da Unidade Curricular de “Abordagens Curriculares Integradas na Educação Básica” no Mestrado de Ensino.

c) “Integração com o contexto da prática profissional”, vivenciada pela mestranda Daniela Schiabel nos Contextos Educativos do Sistema Educativo Português, incluídos em parcerias institucionais com a Universidade do Minho. Essas visitas referem-se a vários níveis de interação: ao nível do ensino, com observação e contato com turmas de vários níveis de ensino (pré-escolar, 1º Ciclos do Ensino Básico); contatos com órgãos de gestão e autonomia escolar (Direção, Conselho Pedagógico, Assembléia de Escola); órgão intermédios de decisão curricular e pedagógica.

d) Reuniões para proposição e estruturação de projeto de pesquisa, com interface Brasil – Portugal, a ser submetido às agências de fomento e que será desenvolvido nos próximos anos, envolvendo docentes e mestrandos do PPGE da UNIFAL-MG e Minho.

e) Reuniões com dirigentes da Minho para consolidação do protocolo de parceria interinstitucional, no âmbito luso-brasileiro. Prof. José Augusto Pacheco, diretor do Instituto de Educação da Minho, e Prof. Rui Vieira de Castro, vice reitor da Minho.

É preciso considerar que essas atividades tem sido significativas, sobretudo no que diz respeito ao movimento de internacionalização do PPGE.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Helena Maria dos Santos Felício, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG