Docente da UNIFAL-MG participa da Rede Mineira de Biotecnologia para a Agropecuária (RMBA) – FASE II

Prof. Paulo Lacava avaliará a diversidade de fungos e bactérias endofíticas do café, soja e milho

O professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Teixeira Lacava, é integrante da Rede Mineira de Biotecnologia para a Agropecuária (RMBA) – FASE II, no desenvolvimento do projeto intitulado “Microrganismos Endofíticos de Culturas de Interesse Agronômico com Potencial Biotecnológico”.

O projeto visa avaliar a diversidade de fungos e bactérias endofíticas do café, soja e milho, determinando o potencial biotecnológico dos microrganismos endofíticos quanto à produção de agentes antimicrobianos, compostos tensoativos e enzimas hidrolíticas, assim como avaliar o potencial de microrganismos endofíticos na promoção do crescimento das plantas.

A Rede Mineira de Biotecnologia para a Agropecuária (RMBA) foi criada em 2005 no âmbito da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais e em processo de adesão ao Programa de Apoio às Redes de Pesquisa do Estado de Minas Gerais da FAPEMIG, envolvendo instituições de pesquisa e universidades de Minas.

Na primeira fase, a RMBA focalizou na melhoria da estrutura em biossegurança e biologia molecular das instituições envolvidas visando o desenvolvimento e a avaliação de produtos biotecnológicos para a agropecuária no Estado de Minas Gerais. Nessa segunda fase, a RMBA pretende utilizar a estrutura montada visando à geração de produtos biotecnológicos voltados para a agropecuária de interesse para o estado.

A participação do professor na Rede se deu a partir da inclusão da linha de pesquisa na área de microrganismos na segunda fase, quando esta foi entendida pela equipe como fundamental, além das áreas Animal e Plantas já estudadas.

A RMBA é formada pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerias (EV/UFMG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e nesta segunda fase expande-se, incluindo a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) por intermédio do Prof. Paulo Lacava.

A formalização da criação da RMBA foi realizada por meio da assinatura de um acordo entre a Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e cada uma das instituições participantes da rede. O coordenador da rede, em sua primeira fase, foi o Dr. Antonio Álvaro Corsetti Purcino, da Embrapa Milho e Sorgo. Para a segunda fase, a coordenação ficará a cargo da professora Simone E.F. Guimarães (Universidade Federal de Viçosa), que contará com uma coordenadora adjunta, a Dra. Cláudia T. Guimarães (Embrapa Milho e Sorgo).

Instituições e equipes envolvidas na área de microrganismo da RMBA:

Centro de Pesquisa René Rachou – Fiocruz
Ezequias P. Siqueira - Química
Betania Barros Cota - Química

Embrapa Milho e Sorgo
Eliane A. Gomes - Biologia Molecular
Christiane Abreu de O. Paiva - Microbiologia do Solo
Francisco A. de Souza - Ecologia Microbiana
Ivanildo Evódio Marriel - Microbiologia do Solo
Andréa Almeida Carneiro - Biologia Molecular
Ubiraci Gomes de P. Lana - Químico

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Paulo Teixeira Lacava – Microbiologia Agrícola e Ambiental

Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Eustáquio Souza Dias - Micologia

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Vera Lúcia dos Santos - Microbiologia Agrícola, Ambiental e Industrial
Marcelo Matos Santoro - Química de Macromoléculas/Proteínas
Fernanda Fraga Campo - Microbiologia

Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Marisa Vieira de Queiroz - Genética de Microrganismos
Olinto Liparini Pereira - Fitopatologia
Izabel Cristina Trindade - Fitopatologia
Elza Fernandes de Araújo - Genética de Microrganismos
Denise Mara Soares Bazzolli - Genética de Microrganismos

Organograma das responsabilidade de cada instituição:

Mais informações sobre o projeto “Microrganismos Endofíticos de Culturas de Interesse Agronômico com Potencial Biotecnológico”,  com o Prof. Paulo Lacava, pelo e-mail ptlacava@unifal-mg.edu.br ou telefone 35 3299 1419.