Doutorado em Química da Unifal-MG é aprovado pela CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES acaba de divulgar a aprovação do curso de Doutorado em Química da Universidade Federal de Alfenas, que recebeu nota 4. A Unifal-MG comemora a aprovação de seu primeiro curso de Doutorado exclusivo como uma enorme conquista tendo em vista a história muito recente da Pós-graduação na Instituição - o primeiro programa foi recomendado em 2005 - e a proximidade de se atingir a meta 4+2 estipulada pelo MEC - o Conselho Nacional de Educação determinou que as instituições de ensino superior federais e privadas devem oferecer, no mínimo, quatro mestrados e dois doutorados até 2016 para manter o título de universidade. Hoje são ofertados oito mestrados pertencentes exclusivamente à Instituição e com essa aprovação o primeiro doutorado vinculado à Unifal-MG. A meta institucional vai além da estipulada pelo MEC, visando consolidar e implantar até 2020 o curso de doutorado em todos os programas oferecidos.

É importante destacar que a Unifal-MG oferece mais dois programas na modalidade em associação e Rede, o Curso de Mestrado do Programa de Física, envolvendo a Unifal-MG, a UFLA e a UFSJ, e os cursos de Mestrado e o Doutorado do Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas proposto pela Sociedade Brasileira de Fisiologia.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Química

O curso de Química bacharelado com atribuições tecnológicas foi criado pela Unifal-MG em 2003, e posteriormente, em 2006, o curso de Licenciatura em Química foi implantado. No ano seguinte, foi submetida à CAPES a proposta para criação do curso de Mestrado em Química, que iniciou suas atividades em 2008. Logo na primeira avaliação da CAPES, em 2010, o Programa recebeu o conceito 4. Em 2011 aprova-se o doutorado com início previsto para março de 2012.

Infraestrutura

Além do subsídio institucional, o programa tem conseguido ampliar sua infraestrutura física e o parque de equipamentos através da captação de recursos de agências de fomento. Hoje, o programa conta com mais de dez laboratórios e aguarda a finalização de um prédio exclusivo para a pós-graduação que está sendo construído no campus II da Unifal-MG em Alfenas com recursos da FINEP. Também estão sendo adquiridos, além de equipamentos específicos para o PPGQ, equipamentos multiusuários com recursos de editais da FINEP e CAPES que darão suporte a outros programas de pós-graduação na Instituição.

Seleção e Ingresso

De acordo com informações da secretaria dos programas de pós-graduação da Unifal, o doutorado terá 20 vagas, com previsão de início em março de 2012. A data do processo seletivo deverá ser divulgada em breve.

Para obter mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Química da Unifal-MG, acesse: http://www2.unifal-mg.edu.br/ppgquimica/

*Com colaboração: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Alfenas