Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Em entrevista, Rafael Santos Carvalho comenta sobre a influência do curso em suas conquistas
O aluno Rafael Santos Carvalho, que colou grau em novembro no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia oferecido pela UNIFAL-MG no campus Varginha, tem se destacado em concursos públicos. Ele foi aprovado no concurso público para Analista Tributário da Receita Federal. Recentemente também foi aprovado para técnico judiciário do Tribunal Regional Federal, ficou em 10º lugar no concurso para técnico do seguro social do INSS em 2011. Além destes, Rafael já havia sido aprovado para técnico bancário na Caixa Econômica Federal em 2008.
Entrevistamos o aluno para indagarmos a influência do curso e de como aprovar-se nos concursos:
De que forma o curso B.I. Ciência e Economia ajudou-lhe a alcançar essas conquistas?
“O BICE foi uma 'mão na roda' para mim. É um curso que aborda tanto matérias da área de exatas, como cálculo e estatística, quanto da área de ciências sociais aplicadas, como direito, administração e contabilidade. Essa característica multidisciplinar do curso ajuda você a 'abrir sua mente' e não ficar focado em uma só área. Isso foi fundamental para ser aprovado em concursos, principalmente, no da Receita Federal, que exige que você tenha domínio de conteúdos de disciplinas totalmente distintas, sendo que grande parte dessas disciplinas, como contabilidade, direito constitucional, estatística e administração, são abordadas no BICE. Além disso, várias disciplinas abordadas no curso dão uma base para conteúdos cobrados nos concursos. Além de várias outras comuns que me ajudaram muito."
Segundo ele, cerca de 60% dos conteúdos cobrados nos concursos foram aprendidos no Bacharelado Interdisciplinar.
Rafael, qual conselho você dá para quem quer passar em um concurso público?
“Passar em um concurso não é nada muito difícil, mas requer dedicação e uma regularidade nos estudos. Estudar duas ou três horas por dia, regularmente, é suficiente para dominar as disciplinas mais comuns (Dir. Constitucional, Dir. Administrativo, Português e Raciocínio Lógico) rapidamente. Entender as matérias (e não simplesmente decorar) também é fundamental para que você saia bem em uma prova, já que os concursos são bastante concorridos e têm muito conteúdo a ser estudado.”
Informações: Coordenação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG