Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Sob a coordenação do professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, João Paulo Brito Nascimento, foi realizado no campus Varginha, no dia 18/09, o evento "COMPARTILHE".
Realizado com o apoio do Programa Tutorial Acadêmico, o objetivo do encontro foi a apresentação de relatos das primeiras experiências profissionais e pessoais dos egressos dos cursos da UNIFAL-MG oferecidos naquela unidade.
Estiveram presentes, os alunos: Mabiane Diniz Alves, bacharela em Ciência e Economia e em Administração Pública; Lucas Rocha Borges, Stephanie Duarte Souto e Maria Camila Cardoso, bacharéis em Ciência e Economia e Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria; e os alunos Marcel Irving Pereira Melo e Renata Aparecida Cintra, bacharéis em Ciência e Economia e em Ciências Atuariais.
Mabiane Alves atua na empresa Diretriz Sytems & Results, uma das líderes em sistemas e consultoria na área pública na região do Sul de Minas Gerais, com mais de 1.200 clientes na sua carteira. Lucas Rocha Borges e Stephanie Duarte Souto são assistentes técnicos de Assurance I na PriceWaterHouseCoopers - PWC Auditores Independentes e Maria Camila Cardoso é assistente de auditoria II na Deloitte Touche Tohmatsu Ltda.
Tanto a PWC quanto a Deloitte são consideradas uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, figurando no grupo das chamadas “Big Four”. Já, Marcel Irving Pereira Melo e Renata Aparecida Cintra, são mestrandos em Estatística e Experimentação Agropecuária na Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Os convidados relataram suas experiências de egressos da UNIFAL-MG aos 130 presentes, enfatizando a qualidade dos cursos, bem como a qualidade dos professores.
A formação interdisciplinar, característica própria dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar, foi o aspecto mais elogiado, tanto entre os egressos que estão atuando no mercado quanto entre os que optaram em fazer o mestrado.
Por fim, os egressos deixaram palavras de encorajamento aos estudantes relatando a carência do mercado em profissionais formados com visão interdisciplinar, além de aconselharem a participação em todos os programas disponíveis durante o curso como monitorias, tutorias, programas de extensão e iniciação e aperfeiçoamento em outros idiomas.
A sugestão e/ou crítica direcionada para melhoria dos cursos foi que “sejam realizados, periodicamente, eventos que aproximem os estudantes da visão além da Universidade”, com palestrantes da área, seja do meio acadêmico, instituições públicas ou de empresas, para falarem da atuação de cada um nas áreas de formação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, como aconteceu com o "COMPARTILHE".
Informações e fotos: Luciene Resende Gonçalves, professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha