Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Comemoração foi promovida pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do CIAS/PROGEPE
Para comemorar o Dia do Servidor Público, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Centro Integrado de Assistência ao Servidor – CIAS, promoveu na segunda-feira, 28/10/2013, no auditório Dr. João Leão de Faria, uma palestra sobre “Relações humanas no trabalho e valorização do servidor público”, ministrada pelo professor da Instituição, Paulo César de Oliveira.
O momento foi conduzido pelo servidor Clério Sabino da Silva, técnico em Segurança no Trabalho lotado no CIAS/PROGEPE, que ao dar as boas-vindas aos participantes, citou uma frase do filósofo francês Michel de Montaigne, ressaltando a importância do trabalho realizado pelos servidores públicos. “A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas”, parafraseou.
Na sequência, a mesa de abertura foi composta pelos convidados: Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, reitor em exercício; Sr. Julio Cesar Barbosa, pró-reitor de Gestão de Pessoas; Dr. Evandro Monteiro de Sá Magalhães, médico lotado no CIAS/PROGEPE e presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho; Dr. Dênis Magalhães, médico e chefe do CIAS; Prof. Paulo César de Oliveira, lotado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, chefe de gabinete e palestrante convidado e o Prof. Mânio de Carvalho Tibúrcio, diretor da Faculdade de Odontologia.
O reitor em exercício, Prof. Edmêr, cumprimentou os presentes e parabenizou a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do CIAS/ PROGEPE, responsável pela realização do evento. Lembrando que os momentos de confraternização eram mais frequentes na época em que a Universidade ainda era EFOA, Prof. Edmêr falou sobre a importância de promover esses encontros mais vezes na UNIFAL-MG. “Precisamos ter mais instrumentos e maneiras de aproximar as pessoas”, recomendou.
Agradecendo a presença de todos e a iniciativa da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sr. Julio Cesar, também falou sobre a importância do momento para a Universidade, oportunidade em que enfatizou o valor dos servidores para a Instituição: “O servidor público cumpre um papel fundamental na nossa sociedade e em nossa Universidade, não é diferente. Além do discente, que é a razão de ser da nossa Universidade, o servidor é o maior bem que a Instituição possui”, destacou.
“Relações humanas no trabalho e valorização do servidor público”
Utilizando elementos da Filosofia para refletir sobre as relações humanas, o palestrante iniciou sua explanação falando sobre o Mito de Urano e a partir da explicação da mitologia sobre o surgimento do mundo e as mudanças ocorridas, relacionou a narrativa simbólica com a questão das situações que sufocam o homem. “Ninguém gosta de ser sufocado, nem pelo céu, nem pelo tempo. Queremos vida”, disse, afirmando que o homem não foi feito para ser dominado.
Para contextualizar o assunto, o professor mencionou Platão, a fim de trabalhar a ideia de que assim como a opressão não faz bem a ninguém, o ódio também não faz. “É possível desejar o trabalho?”, perguntou, logo após falar sobre Eros - deus do amor - e refletir que desejamos aquilo que não temos.
De acordo com o professor, sob a ótica de Platão é possível que tenhamos amor ao trabalho quando não o temos. “O terreno dos desejos é infindável e seremos eternamente pessoas desejantes”, ressaltou.
Prof. Paulo César também apresentou a visão do filósofo Aristóteles, para quem, diferente de Platão, o amor é a alegria pelo o que não falta. “Na nossa história, fomos sempre educados para desejar, buscar e não para o contentamento ou para a alegria do momento presente”, disse.
Aproximando os conceitos dos filósofos da realidade dos servidores, o professor usou alguns exemplos que fazem parte da rotina no ambiente de trabalho, para mostrar como o ser humano está sujeito às motivações.
O palestrante falou ainda sobre a tradição judaico-cristã, que aborda o amor “ágape” – amor ao próximo. “Nessa perspectiva de ágape o que importa não sou eu, é o outro, é o amado. E no caso do servidor, quem é o outro? Além do colega de trabalho é o público, é o desconhecido”, destacou.
Segundo Prof. Paulo César, o fundamento de ágape nos conduz a ir além do esperado, por nos colocar no lugar do outro.
Ao final da palestra, o professor deixou uma mensagem: “Deseje sempre, como Platão, o que não se tem. Mas alegre-se com o que você tem e, naquela perspectiva judaico-cristã, supere, vá além, proporcione alegria a quem está à sua volta e a quem você não conhece, que é o público.”
Homenagem e confraternização
No encerramento do evento, em nome da organização, Dr. Evandro prestou homenagem ao Prof. Mânio, em agradecimento aos anos prestados pelo servidor à Instituição, estendendo a todos os servidores da UNIFAL-MG.
“Esta é uma experiência diferente, única para mim, porque eu já recebi várias homenagens nesta casa, mas dividindo com os discentes; hoje é a oportunidade que eu tenho de dividir, como servidor público que sou, com todos vocês. Portanto, essa homenagem não é só para mim, mas para todos vocês também”, disse emocionado Prof. Mânio.
Os servidores participaram ainda de um sorteio de brindes e de um coffee-break oferecido no hall do auditório. Para essas ações, a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho contou com o apoio dos parceiros: Mercafrutas Atacado e Varejo, Omy Folheados, Bella Biju Bolsas e Acessórios, Restaurante da Rita em Fama-MG, Bazar JD, Farmácia Bernardes, Loja Objeto Direto, Dental Orsi, Studio Ele Ela, Farmácia de Manipulação Musgo, Plano de Saúde Serpram, La´cqua di Fiori, Papelaria Visão,
Supermercado São Paulo, Padaria Estrela, Vó Brigadeiro, Restaurante do Ali, Restaurante Batista e Mariana Queirós Semijoias.
O áudio da palestra do Prof. Paulo César pode ser acessado na íntegra, no link: “Relações humanas no trabalho e valorização do servidor público”
Informações: Ana Carolina Araújo da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG