Projeto “Realidade Brasileira” encerra atividades do ano em Guararema-SP

Versão para impressãoEnviar por email
Membros de movimentos sociais da região se reuniram na Escola Nacional Florestan Fernandes

O projeto de extensão "Realidade Brasileira" da UNIFAL-MG promoveu evento de encerramento nos dias 05 e 06/12, na Escola Nacional Florestan Fernandes em Guararema-SP. Além da presença dos professores do ICHL Gleyton Trindade, Adriano Santos e Francisco Xarão, o encontro contou com a participação de professores e funcionários do campus Machado do IFSULDEMINAS, da Universidade Federal de Itajubá e de mais uma centena de representantes sindicais e de organizações civis do Sul de Minas. Na oportunidade, os participantes puderam acompanhar mesas-redondas sobre a formação do povo brasileiro e conjuntura política brasileira coordenadas por João Pedro Stédile (MST), Ricardo Gebrim (Consulta Popular) e Paola Strada (Alba).

Iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Escola Nacional Florestan Fernandes, além de homenagear em seu nome aquele que foi um dos maiores sociólogos brasileiros, constitui-se como um dos mais importantes espaços de formação dos movimentos populares na América Latina. Por sua vez, o projeto de extensão Realidade Brasileira: Fórum Sul Mineiro de Movimentos Sociais visa o fomento de um espaço de formação e articulação dos movimentos sociais e organizações civis no sul de Minas Gerais. Coordenado pelos professores Gleyton Trindade e Adriano Santos, o projeto conta com recursos do Proext/Mec e da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG.

Informações e fotos: Gleyton Carlos da Silva Trindade, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, coordenador do projeto