Aluno da Universidade participa de Encontro Nacional de Economia Política

Versão para impressãoEnviar por email
Evento foi realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Durante os dias 26 a 29/05, o discente do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da UNIFAL-MG (campus Varginha), Pedro Marcio da Costa Junior, participou do 20º Encontro Nacional de Economia Política, que teve como tema “Desenvolvimento Latino Americano: integração e inserção nacional".

Sediado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu-PR, o evento contou com painéis, minicursos e grupos de trabalho, dentre os quais, o aluno destaca o painel intitulado “Desenvolvimento latino-americano: integração e inserção internacional”, conduzido pelo professor da UNILA, Félix Pablo Frigeri.

“O grande dilema da América Latina é o embate entre o desenvolvimento e o buen vivir”, afirmou o palestrante que apontou por um lado, questões como a industrialização da América Latina, infraestrutura, mercado interno e, de outro, experiências envolvendo o respeito às comunidades, à sua autonomia e fortalecimento. “No choque desses modelos está uma das grandes perguntas para a economia e para a política. E perguntamos se são harmonizáveis esses dois modelos, cosmovisões ou visões de mundo. Esse é o dilema”, frisou o Prof. Félix Frigeri.

O discente da Universidade prestigiou diversas sessões de apresentações de artigos de pesquisadores da área, além dos seguintes trabalhos:

  • Painel: "Desenvolvimento Latino Americano e integração e inserção internacional"
  • Painel: "Natureza de inflação brasileira cotemporanea"
  • Painel: "Integração Regional (UNASUL, BRICS, UNIÃO EUROPEIA)"
  • Minicurso: "Interpretações do Brasil: visões críticas sobre a realidade brasileira"
  • Minicurso: "Economia politica da crise atual"
  • Conferência: David Kotz ( Department of Economics Thompson Hall, Universiity of Massachusetts, Amherst, MA-USA)

Comentando a participação no evento, Pedro Marcio ressaltou a oportunidade que possibilitou estabelecer contatos com pesquisadores da área. "Foi muito importante, pois além de ter recebido o convite para participar do grupo de trabalho em 'Economia e Território', eu obtive contatos com diversos pesquisadores, doutores da área, e pude conhecer um novo modelo de universidade no qual idiomas como espanhol, guarani e até o francês fazem parte da comunidade universitária", enfatizou o aluno, explicando que muitos alunos na UNILA não são brasileiros.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Pedro Marcio da Costa Junior, discente do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia