Estudantes da UNIFAL-MG no Programa Ciência sem Fronteiras

Versão para impressãoEnviar por email

70 alunos já foram selecionados

Cerca de 30% dos alunos da UNIFAL-MG inscritos no Programa Ciência de sem Fronteiras no primeiro semestre de 2012, já foram selecionados e estão entre os mais de 12 mil alunos que embarcam para o exterior para fazer um ano da graduação.

Nesta edição, a UNIFAL-MG registrou 241 estudantes inscritos e 70 selecionados (três dos quais desistiram). Entre os países de destino, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Austrália, Portugal e Espanha, a instituição não apresentou aluno selecionado somente para a França e Bélgica.

Para o assessor de Assuntos Interinstitucionais da universidade, Prof. Masaharu Ikegaki, o Programa Ciência sem Fronteiras tem servido como um forte estímulo para que os estudantes pensem em realizar mobilidade internacional. Além disso, o assessor acredita que para a UNIFAL-MG, que está iniciando o seu processo de inserção internacional, o número de estudantes em mobilidade internacional proporcionado pelo Programa é bastante expressivo. “Interessante ressaltar que na primeira Chamada Pública que foi aberta em setembro de 2011 tivemos apenas três inscritos que atendiam os requisitos do Programa. Nestas últimas chamadas, este número saltou para 241. Mesmo se considerarmos apenas os candidatos inscritos para os países que exigiam testes de proficiência em língua inglesa, o total de candidatos inscritos foi de 54 alunos. Isso significa que neste último ano os estudantes se prepararam para as Chamadas Públicas e aqueles que alcançaram o nível de proficiência em língua inglesa exigido pelo Programa aumentou significativamente”, afirma.

Segundo o Prof. Masaharu, cabe ressaltar que o conhecimento da língua inglesa ainda é uma grande barreira para os estudantes da UNIFAL-MG. Isso ficou evidente no grande número de inscritos para as chamadas de Portugal e Espanha que não exigiam proficiência na língua.

O grupo de alunos da Universidade Federal de Alfenas contemplado foi assim dividido:

  •  25 (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia & Engenharias)
  •  19 Farmácia
  • 11 Biotecnologia
  • 3 Geografia Bacharelado
  • 2 Enfermagem
  • 2 Química Bacharelado
  • 1 Odontologia
  • 1 Biomedicina
  • 1 Nutrição
  • 1 Física Licenciatura
  • 1 Ciências Biológicas Licenciatura

A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas de graduação e pós-graduação até 2015, sendo 75 mil bancadas pelo próprio Governo Federal.

O PROGRAMA

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Para mais informações, acesse http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf

Na UNIFAL-MG, entre em contato com o Prof. Masaharu Ikegaki pelo telefone 35-3299-1102 ou e-mail arinter@unifal-mg.edu.br.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas