Ex-aluno da UNIFAL-MG defende tese de doutorado na Unicamp

Versão para impressãoEnviar por email
“Image and Video Phylogeny Reconstruction” é o estudo de Filipe de Oliveira Costa

No dia 14/06, o ex-aluno do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG, Filipe de Oliveira Costa, defendeu a tese de doutorado intitulada “Image and Video Phylogeny Reconstruction” no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

A pesquisa foi resumida por Filipe da seguinte forma: “(…) desenvolvi uma ferramenta para, dado um conjunto de imagens ou vídeos que são near-duplicatas (duplicadas próximas, ou cópias modificadas uma das outras), criar uma estrutura que representa a relação de ancestralidade entre as imagens/vídeos, identificando, por exemplo, qual transformação foi utilizada em uma imagem X pra gerar a imagem Y, qual é a imagem original, qual foi a mais modificada, etc. Isso tem aplicações, por exemplo, para rastreamento de conteúdo ilegal na internet (como pornografia infantil, imagens com direitos autorais etc.)." 

O professor do Instituto de Ciências Exatas, Luiz Eduardo da Silva ressaltou que Filipe foi aluno da primeira turma do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG. "Durante a graduação, desenvolveu Iniciação Científica e participou de congressos na área. É nosso primeiro ex-aluno a receber o título de doutor", destacou. 

Os professores e funcionários do curso parabenizam o mais novo doutor na área, pela pesquisa desenvolvida e compartilham com a comunidade acadêmica da Universidade a satisfação de ter um ex-aluno obtendo reconhecimento do seu trabalho em um centro de excelência de pesquisa em Computação.
 

Informações e foto: Luiz Eduardo da Silva, professor do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG