FAPEMIG renova convênio para acesso de pesquisadores mineiros ao Sistema Financiar

Versão para impressãoEnviar por email

O programa visa simplificar a comunicação das Entidades de Ciência Tecnologia e Inovação

Mais um triênio de laços estreitos entre a comunidade científica de Minas Gerais e instituições de fomento acaba de ser garantido. A Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) assinaram, no dia 21 de junho de 2013, um novo convênio de cooperação técnico-financeira que renova a vigência da “Rede de Prospecção de Oportunidades de Fomento no Estado de Minas Gerais: Sistema Financiar”.

Desenvolvido pela Funarbe com aporte financeiro da FAPEMIG, o programa é uma ferramenta de busca via web que visa simplificar a comunicação das Entidades de Ciência Tecnologia e Inovação (ECTIs) públicas, privadas, com ou sem fins lucrativos sediadas no Estado de Minas Gerais com as agências de fomento. No Brasil, o Sistema Financiar é uma ferramenta pioneira na captação de fontes nacionais e estrangeiras para financiamento de pesquisas e tem o objetivo de dinamizar a relação entre as partes e expandir os campos de investimentos em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de cunho social, econômico e ambiental produzidos no Estado.

Entre as oportunidades divulgadas estão editais e chamadas, prêmios, bolsas e estágios, além de auxílios a eventos, publicações e viagens. O sistema opera de forma seletiva: após cadastrar e definir seu perfil, o usuário recebe automaticamente atualizações de todas as oportunidades disponíveis em sua área de atuação. A atualização da base de dados é feita periodicamente por especialistas da Funarbe.

Lançada em 2003, a ferramenta inicialmente atendia à comunidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV). As fronteiras se expandiram em 2005, com a introdução da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como parceiras no aperfeiçoamento, manutenção e comercialização do programa e sua respectiva liberação de uso para pesquisadores ligados à UFMG. O programa tornou-se acessível para instituições públicas, privadas e do terceiro setor em 2006, e vem aumentando seu raio de abrangência. Desde junho de 2010, o programa beneficia 38 instituições mineiras, entre elas, a UNIFAL-MG.

O Sistema Financiar pode ser acessado em https://www.financiar.org.br

Informações: Sistema Financiar e FAPEMIG