Faculdade de Ciências Farmacêuticas presta serviços comunitários adequando a prática farmacêutica às necessidades do indivíduo

Acadêmicos do sexto período da Faculdade de Ciências Farmacêuticas exercem a Assistência Farmacêutica, uma prática acadêmica com forte apelo social entre estudantes do curso de Farmácia da UNIFAL-MG.
A prática vem sendo realizada durante 12 anos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde que, além de acumular conhecimentos, os alunos ajudam a transformar para melhor a vida dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a professora de Farmácia Hospitalar e Assistência Farmacêutica, e também coordenadora do estágio Dra. Walnéia Aparecida de Souza de quem os acadêmicos recebem total apoio. Os alunos desenvolvem atividades de Assistência Farmacêutica dispensando medicamentos para a população no estágio e, desde 2006, também realizam acompanhamento domiciliar, proporcionando uma prática profissional. A aplicação dos conhecimentos com o seguimento farmacoterapêutico dos pacientes é uma oportunidade de realizar a atenção farmacêutica no SUS, proporcionando conhecimentos da realidade dos indivíduos, de seus problemas, suas necessidades, estabelecendo um elo de confiança entre o acadêmico e o paciente assistido.
Durante o período de estágio, cada aluno realiza visita ao domicílio de um paciente, verificando seu estado de saúde. O trabalho realizado difunde os serviços profissionais farmacêuticos como base para o sucesso terapêutico dos pacientes e desenvolve nos alunos habilidades que o qualificam profissionalmente. É um trabalho humanizador e complementar às atividades multiprofissionais desenvolvidas pelas equipes nas Unidades de Atenção Primária à Saúde.
No ano de 2009, na primeira edição do Prêmio Nacional do Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos do Ministério da Saúde, a Assistência Farmacêutica recebeu a honra ao mérito na Categoria Institucional, com a pesquisa que foi realizada no SUS. As professoras Olinda Maria G. C. Vilas Boas e Marcia Helena M. Cardoso Podestá e a Farmacêutica Valéria M. D. Heyden fazem parte da equipe, juntamente com a professora Walnéia.

Atualmente, a Universidade foi contemplada com o PET/Saúde Vigilância e Residência Multiprofissional em Saúde da Família. As professoras também, assim como outros colegas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, foram tutoras do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Macro Sul de Minas Gerais, fazem parte do Pró-Saúde e da CIES (Comissão Integrada Ensino e Serviço), composta pela Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas, Secretaria Municipal de Educação, profissionais de Saúde, Conselho Municipal de Saúde de Alfenas e Universidades. A revista Pharmácia Brasileira do Conselho Federal de Farmácia publicou uma matéria exclusiva sobre a prática de Assistência Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas – UNIFAL-MG em março deste ano.

Tags: