PIBID Biologia e PIBID Ciências promovem Feira Integrada de Ciências em escola pública de Alfenas

Evento proporcionou um aprendizado mais significativo sobre as temáticas entre os participantes

Entre os dias 25 e 27/06/2012, as equipes do PIBID Biologia e do PIBID Ciências da UNIFAL-MG promoveram a Feira de Integração PIBID Ciências e Biologia na Escola Estadual Padre José Griminck, no bairro Pinheirinho de Alfenas.

Além de temas transversais, a Feira abordou temáticas do ensino de Ciências, como: Sexualidade, Bioética, Nutrição, Evolução Biológica, Genética e Meio Ambiente.

Durante três meses, a equipe do PIBID Biologia desenvolveu atividades formativas sobre estas temáticas junto aos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira. Ao final deste processo, as equipes do PIBID Biologia e PIBID Ciências se uniram, a fim de organizarem a Feira para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Padre José Griminck, tendo como protagonistas os próprios alunos do Ensino Médio, que ensinaram o que aprenderam para as crianças do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a coordenação do PIBID Biologia e PIBID Ciências, a experiência proporcionou um aprendizado mais significativo sobre temáticas contemporâneas da Ciência entre os alunos da Educação Básica e também permitiu intensificar os vínculos entre pibidianos de Ciências Biológicas, possibilitando um rico processo de formação para a docência.

Para saber mais sobre o PIBID Biologia e PIBID Ciências, contatar:
Luciana Resende Allain - professora coordenadora do sub-projeto PIBID Biologia (luciana.allain@unifal-mg.edu.br)
Andrea Amarante Paffaro - professora coordenadora do sub-projeto PIBID Ciências (andrea.paffaro@unifal-mg.edu.br)
Nilton Luiz Souto - professor colaborador do sub-projeto PIBID Ciências (niltonlsouto@hotmail.com)

Mais informações sobre o PIBID:
Helena Maria dos Santos Felício, coordenadora institucional do PIBID/ UNIFAL-MG
Claudia Gomes, coordenadora de gestão do PIBID/ UNIFAL-MG