Fórum de Sensibilização do uso de Álcool e outras Drogas reúne pais de estudantes da Escola Samuel Engel na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email

Evento, promovido no domingo, 19/05/2013, é uma ação do projeto de Extensão “Crescendo Consciente”

A UNIFAL-MG, em parceria com a Escola Estadual Samuel Engel, promoveu no domingo, 19/05/2013, um Fórum de Sensibilização de Pais de Adolescentes na Prevenção do uso de Álcool e outras Drogas.

O evento aconteceu no auditório Dr. João Leão de Faria, na sede da Universidade, e contou com a participação do sargento da Polícia Militar, Antônio Benedito Duarte Mariano, e do promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Alfenas, Dr. Marcelo Fernandes, que falaram para pais e professores presentes.

Durante a abertura, a pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’ Anna, ressaltou que a Universidade quer contribuir com a questão da prevenção do uso de álcool e outras drogas através de ações desenvolvidas pelos professores, Érika de Cássia Lopes Chaves, Cristiane da Silva Marciano Grasselli e Denis da Silva Moreira, incluídas no projeto de Extensão “Crescendo Consciente”. “A proposta desse evento, que faz parte de um programa do Centro de Referência Regional sobre Drogas – CREFAL, é justamente envolver os pais nessa discussão. Nós temos que unir forças, por isso, nós convidamos um representante da Segurança, que é o sargento Duarte, e também a Escola, porque é a escola que tem nossos adolescentes, que são um alvo fácil para esse tipo de mal que acomete nosso século”, comentou.

Na sequência, os convidados prestigiaram a apresentação do Coral de Libras “Mãos que Louvam”, formado por crianças, jovens e adultos.

Fazendo uso da palavra, em nome da diretora da Escola Estadual Samuel Engel, Meire Aparecida Ribeiro, a supervisora Áurea Regina Diniz Carvalho, refletiu sobre as motivações que levam crianças e adolescentes experimentarem drogas. “A escola desempenha um importante papel na prevenção ao uso indevido de drogas. Além de oferecer informações significativas, idôneas e atualizadas sobre esse tema, cabe ajudar a criança e o adolescente, a desenvolver a capacidade de saber decidir pela vida, dizendo não aos apelos tão comuns hoje em dia”, afirmou.

A supervisora também destacou que a Escola Estadual Samuel Engel possui como tema a “prevenção do uso de drogas na sociedade” e é responsável por levar a discussão para o ambiente escolar como proposta de ação pedagógica. “Trabalharemos com professores e alunos da UNIFAL-MG e convidamos os pais a abraçarem o nosso projeto, pois nosso objetivo fundamenta-se no sucesso dos nossos alunos. Quando pais, escola e comunidade caminham juntos, a chance de sucesso é maior”, disse.

Em seguida, a coordenadora do projeto de Extensão “Crescendo Consciente: a prevenção do uso de álcool e outras drogas na adolescência”, Profa. Cristiane da Silva Marciano Grasselli, explicou o objetivo do projeto, que pretende investigar o perfil do uso de álcool e outras drogas dos adolescentes da Escola Estadual Samuel Engel e desenvolver ações estratégicas para a prevenção do consumo indevido dessas substâncias.

Profa. Cristiane salientou a importância de considerar os valores dos adolescentes, bem como promover a autoestima, para que eles não precisem buscar o caminho das drogas como forma de se autoafirmar perante os amigos e se sentirem integrados ao meio.

Na oportunidade, também foi debatida a atuação da Segurança na comunidade de Alfenas, tema abordado pelo sargento Antônio Benedito Duarte Mariano.

O Fórum contou ainda, com a participação da supervisora da Escola, Meire Sandra Magalhães Carvalho; do promotor da Justiça e da Vara da Infância e Juventude, Dr. Marcelo Fernandes e ainda com explanação do Prof. Denis da Silva Moreira, coordenador do Centro de Referência Regional sobre Drogas.

Parceria entre a UNIFAL-MG e a Escola Estadual Samuel Engel

Para as supervisoras da Escola Estadual Samuel Engel, Áurea Regina Diniz Carvalho e Meire Sandra Magalhães Carvalho, a realização do fórum foi um momento muito representativo para a Escola. “A importância deste evento para gente é imensa porque o momento é crítico. As iniciativas com relação a esse assunto ainda são, como diz a nossa diretora, tímidas, mas para nossa vivência lá na Escola, essa parceria com a UNIFAL-MG, tratando desse assunto, da forma que vai ser abordado, é especialíssima”, afirmou Áurea.

A supervisora Meire Sandra contou que quando trabalhava em sala de aula, diretamente com os alunos dos sextos e nonos anos, sentiu necessidade de focar mais nos valores desses indivíduos. Foi então que surgiu a ideia da parceria com a UNIFAL-MG. “Como professora eu senti essa necessidade de estar fazendo algo a mais para esses alunos que precisavam de uma consciência mais ampla do que é ter valor, sentir-se valorizado na sociedade, longe das drogas, longe do álcool”, explicou.

Além de estarem envolvidos no projeto de Extensão “Crescendo Consciente”, os alunos da Escola também participam de outras iniciativas de prevenção ao uso de drogas e integração social, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, desenvolvido pela Polícia Militar, e também o Programa Educacional de Atenção ao Jovem – PEAS, proposto pelo Governo de Minas Gerais. “Com o apoio desses projetos, a gente está sentindo que os efeitos estão aparecendo, nós já estamos vendo muitas transformações, muitos alunos assumindo compromissos e mudando a postura diante da turma, com protagonismo juvenil”, comentou Áurea. 

O projeto “Crescendo Consciente” envolve cerca de 600 adolescentes.

Galeria

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas
Colaboração: Camila Csizmar Carvalho da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG