"Geografia Cultural" é tema de workshop promovido pelos cursos de Geografia da UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email

Evento aconteceu dias 22 e 23/08, no auditório da Unidade Educacional, no bairro Santa Clara

Alunos e professores dos cursos de Geografia – Licenciatura e Geografia – Bacharelado da UNIFAL-MG, participaram do Workshop de Geografia Cultural, nos dias 22 e 23/08/2013, no auditório da Unidade Educacional, no bairro Santa Clara.

Inserindo uma temática pertinente na questão da sociedade atual: a multiterritorialidade e espacialidades da cultura, o evento, promovido com o apoio do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais – GERES, teve por objetivo aprofundar teórico-conceitualmente as bases da Geografia Cultural por meio de estudos de caso e experiências do cotidiano, suas relações materiais e imateriais, relações de poder, simbolismo e identidade.

Durante a abertura, o diretor do Instituto de Ciências da Natureza, Prof. Ronaldo Luiz Mincato, ressaltou a iniciativa, cumprimentando a organização e os alunos pela realização do evento, segundo o qual oportuniza a socialização dos estudos sobre o tema.

O coordenador do curso de Geografia – Bacharelado, Prof. Paulo Henrique de Souza, agradeceu e parabenizou o GERES pela realização de mais um evento, que se configura como outro “degrau” concluído para os cursos de Geografia da UNIFAL-MG. Prof. Paulo Henrique também manifestou desejo de que as demais áreas possam seguir o exemplo proporcionado por essas ações da Geografia.

Agradecendo a presença do convidado Prof. Renato Emerson Nascimento dos Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o coordenador do curso de Geografia – Licenciatura, o Prof. Flamarion Dutra Alves explicou que a ideia do workshop surgiu da disciplina optativa Geografia Cultural, que resultou em vários trabalhos de conclusão de cursos no ano passado. Prof. Flamarion fez questão de agradecer os alunos do 7º período que aceitaram a proposta de apresentar seus trabalhos do evento. Em seguida, o professor falou sobre a "Trajetória da Geografia Cultural: do universo material ao simbolismo do espaço".

Na sequência, os participantes prestigiaram o tema “Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o Negro na Geografia do Brasil”, ministrado pelo convidado Prof. Renato Emerson Nascimento dos Santos da UERJ.

Em mesas-redondas, durante os dois dias de evento, os alunos apresentaram e debateram os trabalhos:

- “Populações Tradicionais: conflitos entre identidade e modernidade” - Valdirene de Freitas e Vinícius Arcanjo Monteiro
- “Festas e Festividades e sua concepção geográfica” - Francielly Naves Fagundes, Rosana de Cássia Pereira e Talytha Accioly Simões Coelho.
- “Gênero, Sexualidades, grupos excluídos, minorias, ativistas e suas territorialidades” - Maria Eliséia Machiavelli do Carmo e Thaís Maiara Vieira.
- “Geografia da Religião e as dimensões espaciais: Mundos da Religião e Religiões no Mundo” - André Silva Tavares e Gustavo Costa Teixeira.
- “Geografia e Cinema: representações espaciais ou representações no espaço” - Felipe Rocha Lima e Renan Vidal Mina
- “Geografia e Música - espacialidades e territorialidades” - Lucas Antônio Donizetti Pizza e Gustavo José de Melo Lopes
- “Mídia, cultura de massa e cultura local: conflitos culturais” - Frederico Marangon, Marco Antônio Cazelato Maciel e Vitor Devechiati Rodrigues dos Santos
- “Territorialidades na cidade: O caráter simbólico no urbano” - Amanda Alvisi Costa e Ranyelle da Silva Martins

Galeria

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG