Professores da UNIFAL-MG aderem à greve nacional a partir de hoje

Discussão da reestruturação da carreira é uma das principais reivindicações

Os professores da Universidade Federal de Alfenas aderiram à paralisação articulada pelo movimento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) que acontece em âmbito nacional. A partir de hoje, quinta-feira, 17/05/2012, a categoria local também estará em greve por tempo indeterminado, conforme deliberado em assembleia ocorrida na terça-feira, 15/05/2012.

De acordo com o Prof. Alessandro Costa Pereira, secretário da Associação dos Docentes da UNIFAL-MG, entre as reivindicações estão a discussão da reestruturação da carreira, a manutenção da insalubridade e, ainda, a data-base e política salarial permanente de reposição inflacionária.

O reajuste salarial de 4% está previsto na Medida Provisória publicada na última segunda-feira no Diário Oficial da União, reposição que já deveria ter sido feita, tendo em vista o acordo emergencial firmado entre o Sindicato Nacional e o governo no ano passado, o qual estipulava o prazo de 31 de março para a conclusão dos trabalhos do grupo constituído entre as partes e demais entidades do setor da educação para a reestruturação da carreira. No entanto, a reestruturação da carreira não está incluída na atual proposta do governo.

Os professores também querem a valorização e melhoria das condições de trabalho dos docentes nas universidades e institutos federais e atendimento das reivindicações específicas de cada instituição, a partir das pautas elaboradas localmente.

Com a deflagração da greve, foram instaladas assembleias permanentes e constituídos os comandos locais de greve, assim, as eventuais atividades que sejam consideradas essenciais serão negociadas entre as instituições e os comandos locais, considerando suas especificidades.

A reitoria da Universidade Federal de Alfenas está acompanhando a extensão do movimento grevista.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social