Lançamento do “Guia do Trabalho Científico” abre o Projeto Prodocência

Por Niss Mendes

Como proceder quando escrever um trabalho científico? Qual o formato correto na construção de artigos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutoramento? Foi pensando nessas questões que o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Celso Ferrarezi Júnior, publicou o livro “Guia do Trabalho Científico”, que auxilia o estudante na construção dos textos de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Assim, este Guia do trabalho científico traz todas as informações necessárias para a elaboração de trabalhos finais de boa qualidade.

Segundo o autor a nova norma ABNT-NBR 14724, aprovada recentemente, em 17 de março, e que entrará em vigor em trinta dias, foi imediata a preocupação na atualização do “Guia do Trabalho Científico, lançado recentemente pela editora Contexto. Ferrarezi constatou durante a análise que o conteúdo do livro vinha em consonância com a norma da ABNT. “Não houve nada realmente novo, porém houve a sistematização de normas e conhecimentos constituídos, com a finalidade de facilitar a consulta, durante a elaboração dos trabalhos científicos”, relata o autor da obra.

O autor de mais de 19 obras, afirmou que lançar um livro é sempre um momento especial e com o apoio da UNIFAL-MG, uma universidade de prestígio, e com crescimento contínuo é uma emoção ainda maior. “A emoção de lançar esse 19º livro é como se fosse o primeiro”, confessa o autor.

O lançamento aconteceu no dia 29 de março às 19h no auditório Dr. João Leão de Faria. O lançamento da obra de Ferrarezi abriu oficialmente o Projeto Prodocência.
De acordo com o coordenador do projeto, Robson Santos de Carvalho, e a coordenadora adjunta, Fernanda Aparecida Ribeiro, ambos do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG,  trata-se de um “projeto institucional, com o objetivo de fortalecimento das licenciaturas da instituição”. O programa, financiado pela CAPES, tem duração de um ano, com atividades de oficinas e minicursos, tanto para os licenciandos da universidade, assim como, professores da rede pública de ensino.

As oficinas e cursos serão coordenados por professores da instituição e ministrados por professores convidados. Também está prevista a participação dos professores e dos alunos do projeto em eventos científicos (congressos) com apresentação de trabalhos e a publicação de um livro com os resultados da pesquisa desenvolvida ao longo do projeto.

No evento estavam presentes o vice-reitor da UNIFAL-MG, Edmêr Silvestre Júnior, o pró-reitor adjunto de graduação, Alessandro Pereira, o representante da pró-reitoria de pesquisa e pós graduação, Thiago Bueno, o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Paulo Denisar, o coordenador do prodocência, Robson Santos e o autor do livro Celso Ferrarezi.

Tags: