Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Evento que se encerra nesta sexta-feira, 05/10/2012, conta com programação diversificada
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG está promovendo a 45ª Semana Farmacêutica na universidade.
O evento, que teve início na terça-feira, 02/10/2012, e se encerra amanhã, 05/10/2012, se consagra como um dos grandes encontros científicos de Alfenas e região, com a finalidade de oportunizar à comunidade acadêmica e aos profissionais farmacêuticos, a ampliação de conhecimentos, a atualização técnico-cientifica e a troca de experiências.
Este ano, a Semana aborda o tema "Farmácia: Arte Milenar, Novos Desafios" e traz o nome do “Prof. José Antônio Leite”, em homenagem aos seus 50 anos de magistério.
Durante a solenidade de abertura no dia 02/10, Profa. Sandra explicou: “Nesta edição, aproveitamos para iniciar as comemorações dos 100 anos do curso de Farmácia, a completar em 03 de abril de 2014, e, assim, resolvemos relembrar um pouco da história da Faculdade de Ciências Farmacêuticas: montamos o slide show com algumas fotos históricas, a exposição das peças do Museu e vamos homenagear alguns professores aposentados, que fizeram parte do corpo docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas”.
A abertura, conduzida pelo mestre de cerimônias Thiago Marques Reis, ex-aluno de Farmácia da universidade, foi marcada por recordações, homenagens e música. Logo no início, os presentes prestigiaram a apresentação dos músicos Paulo Francisco Viegas de Oliveira, Osmar Fernandes e Marcos Valério Tiso Veiga.
Na sequência, a mesa de honra foi composta pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Prof. Alessandro Aparecido Pereira; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Antonio Carlos Doriguetto; pela pró-reitora de Extensão, Profa. Maria de Fátima Sant’ Anna; pelo pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis Prof. Marcos Roberto de Faria; pela vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Dra. Fernanda Borges de Araújo Paula; pela coordenadora do curso de Farmácia, Profa. Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá; pela coordenadora do evento, Profa. Sandra Maria Oliveira Morais Veiga; pelo Prof. Marcelo Reis da Costa, representando o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais; e pelo homenageado da 45ª Semana, Prof. José Antônio Leite.
Em discurso, Prof. Paulo Márcio destacou a justa homenagem ao Prof. José Antônio Leite, relembrando algumas passagens da época em que também foi aluno do homenageado. “Quero parabenizar pela iniciativa de mais esta excelente contribuição que vocês dão para a história da UNIFAL-MG. Desejo a todos os alunos que aproveitem bastante, mais esta oportunidade de formação, que os cursos, palestras possam significar um grande crescimento pra vocês.”
Palestras, minicursos, mesa-redonda e outras atividades marcam a programação do evento, que conta também, com profissionais convidados de diversas instituições para ministrar temas ligados à área farmacêutica. “Preparamos uma programação bem diversificada, abrangendo todas as áreas de atuação do Farmacêutico Generalista: fármacos e medicamentos, saúde pública e vigilância em saúde, análises clínicas, análises toxicológicas, produção e análise de alimentos", afirma a coordenadora.
HOMENAGENS
Os professores homenageados que fizeram parte da trajetória do curso de Farmácia foram:
- Prof. José Antônio Leite, pelos seus cinquenta anos dedicados ao magistério, a quem deu o nome à 45ª Semana Farmacêutica. Prof. Leite nasceu em Paraguaçu, diplomou-se em farmácia na EFOA em 1964 e titulou-se mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária em 2004. Foi professor de Física, Matemática e Estatística de 1965 a 2011. Entretanto, ainda hoje ministra aulas nesta Instituição como voluntário, tendo contabilizado 50 anos e 7 meses de exercício do magistério, mais de 50.000 aulas dadas e transposto a casa dos 16.000 alunos.
O homenageado fez um emocionante discurso de agradecimento ao final da cerimônia.
- Prof. José Sebastião Martins, homenageado pelos relevantes trabalhos prestados no curso. Começou as suas atividades na EFOA em 1973, lecionando Fisico-Química para o Curso de Farmácia até sua aposentadoria. Participou da criação do primeiro sistema acadêmico da Escola em 1994, até hoje em uso na Instituição, além de ser um dos responsáveis por implantar a internet no campus em 1997.
- Profa. Maria Sinira Rocha de Oliveira pelo trabalho e dedicação ao curso. Farmacêutica formada pela EFOA, ministrou as disciplinas de Farmacotécnica e Estágio Supervisionado. Participou de diversas comissões, realizou pesquisas na área de medicamentos, coordenou várias edições da Semana Farmacêutica e atuou incansavelmente na organização de nossa grade curricular. Membro fundadora e atual Presidente da Associação dos Farmacêuticos de Alfenas e Região, tendo sido também Conselheira e Membro da Diretoria do Conselho Municipal de Saúde de 2006 a 2008. Na ocasião, foi representada pela farmacêutica Daniele Aparecida Ferreira de Oliveira.
- Prof. Mauro Braga, pelos 35 anos de trabalho no curso de Farmácia da UNIFAL-MG como professor e extensionista. Formou-se em Farmácia em 1967 e ingressou como professor nesta Casa em 1972, tendo ocupado a cadeira da Parasitologia Clínica. Sua sólida formação humanista marcou profundamente várias gerações de alunos do curso de Farmácia. Entusiasmo acadêmico e compromisso social que favoreceram o desenvolvimento de ações extencionistas voltadas à melhoria da saúde de várias comunidades.
- Prof. João Evangelista Fiorini, pelos relevantes trabalhos prestados como professor, pesquisador e orientador de alunos e professores da UNIFAL-MG. Graduado em Farmácia Bioquímica pela EFOA em 1972. Foi o primeiro mestre intitulado por esta instituição em 1977 e o primeiro docente com o título de doutor, também pela EFOA, em 1983. Descobriu novas espécies de protozoários, hoje utilizadas como modelos em estudos relativos à doença de Chagas.
Orientou e influenciou a formação científica, humana, cultural e artística de centenas de alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.
- Profa. Maria Esperança Rabelo Junqueira, pelo seu trabalho como professora e tutora do primeiro Grupo PET – Programa de Educação Tutorial da instituição. Farmacêutica pela EFOA, Maria Esperança é autora de vários livros e de um capítulo na obra Atenção Farmacêutica em Distúrbios Maiores. Em 1991, fundou o primeiro grupo PET da UNIFAL, o PET-Farmácia, sendo tutora do mesmo por 10 anos. O PET-Farmácia completará em novembro 21 anos.