Informativo do Projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde

Conheça as principais técnicas de meditação

Meditação

2018/Volume 1/ Edição 7

A meditação é caracterizada como o treino da atenção à consciência do momento presente. Tem sido associada a um maior bem-estar físico, mental e emocional, além de ser utilizada como uma importante ferramenta para prevenir doenças e elevar a qualidade de vida, como a espiritualidade maior do ser. Há duas grandes formas de definição da meditação: a ativa, quando se executa uma tarefa, concentrando-se exclusivamente nela, e a passiva, na qual o corpo permanece imóvel e a atenção é dirigida para a redução do fluxo dos pensamentos.

Esta Prática Integrativa e Complementar faz com que, se desenvolva habilidades para lidar com os pensamentos e observar os conteúdos que emergem à consciência, ensinando a não se deixar influenciar por eles e compreendê-los.

As principais técnicas de meditação utilizadas são:

■ a chamada “atenção plena” (mindfulness);

■ o “escaneamento” corporal (técnica relativamente similar ao relaxamento muscular progressivo);

■ a caminhada meditativa;

■ a ioga com atenção plena, que é utilizada segundo posturas corporais consideradas leves, podendo ser realizada por indivíduos com diferentes níveis de capacidade e com limitações físicas.

Dentre as que têm uma finalidade médica e psicoterapêutica, a mais utilizada tem sido a técnica Mindfulness traduzida, no Brasil, como atenção plena ou mente presente. Consiste em estar atento ao presente, não focar em pensamentos do que já foi vivenciado ou antever situações que podem causar ansiedade, atingindo, assim, um estado de equilíbrio e leveza no centro de si.

REFERÊNCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. 2. ed. Brasília, 2015.

AUTORES: FERREIRA, P. M.; FRANCISCO, S. C.; MUNHOZ, A. A. S. G.; DOMINGUES, B. S.; MORAIS, B. S.; PAIVA, E. M. C.; SILVA, G. C. N.; RIBEIRO, J. F.; MELO, M. L.; MELO, R. N. R.; NASSIF, M. S.; OLIVEIRA, P. E.; ANTONELI, S. O.; CHAVES, E.C; ALBINO, S.A.

COLABORAÇÃO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/ENFERMAGEM – UNIFAL-MG; ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.