Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Musicoterapia, você conhece?
2018 / Volume 1/ Edição 9
O uso da música como método terapêutico existe desde o início da história humana. Os primeiros registos sobre sua utilização terapêutica são de antigos documentos egípcios. A musicoterapia está presente em passagens bíblicas, sendo que outros registros a esse respeito podem ser encontrados também na obra de filósofos gregos pré-socráticos.
Quais os objetivos terapêuticos?
Os principais objetivos consistem em facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão e organização. Os objetivos durante uma sessão de musicoterapia são não musicais, por isso, não é necessário que o participante possua nenhum treino musical para recorrer a esse tipo de terapia.
Quais são os benefícios?
A música age diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, gerando motivação e afetividade, além disso, aumenta a produção de hormônios que geram sensação de prazer. Isso acontece porque o cérebro responde de forma natural quando o indivíduo escuta uma canção, e mais do que lembranças, a música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável.
Este informativo é produto do projeto de extensão: "Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde", que tem por objetivo principal informar a população em geral sobre temas em saúde.
FONTE DE CONSULTA:
BRUSCIA, Kenneth E. Definindo Musicoterapia. 3. ed. Barcelona: Barcelona Publishers, 2014.
TANG, Hsin-Yi. The Use of Music Intervention in Healthcare Research: A Narrative Review of the Literature. Journal of Nursing Research, v. 18, n. 3, Set. 2010.
AUTORES: RIBEIRO, J.F.; OLIVEIRA, P.E; MUNHOZ, A.A.S.G.; MORAIS, B.S; SILVA, B.D.; PAIVA, E.M.C.; SILVA, G.C.N.; MELO, M.L.; NASSIF, M.S.; FERREIRA, P.M; MELO, R N R.; ANTONELI, S.O; FRANCISCO, S.C.; CHAVES, E.C.; SILVA, S.A.
COLABORAÇÃO: ESCOLA DE ENFERMAGEM; PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO; PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/ENFERMAGEM – UNIFAL-MG.