Jornal da PUC-Campinas entrevista professor de Filosofia da UNIFAL-MG

Questão do trote nas universidades brasileiras foi tema de destaque

O professor de Filosofia, Paulo Denisar Fraga, Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, concedeu uma entrevista ao jornal da PUC-Campinas, na qual falou sobre as mudanças na cultura de recepção de calouro nas universidades brasileiras.

Autor do livro “A violência no escárnio do trote tradicional: um estudo filosófico em antropologia cultural”, Prof. Paulo Denisar destaca na entrevista, a melhor maneira das universidades acabarem com as ações violentas. “Muitas universidades têm resoluções contra os trotes. Essa é uma decisão pedagógica importante para evitar a omissão institucional. Mas sabem que proibi-lo tão somente não resolve o problema. O que de eficaz fazem muitas Instituições de Ensino Superior (IES) é propor modos alternativos de recepção dos calouros, que incluem campanhas de esclarecimento crítico. Não se trata de abolir a iniciação, mas de qualificá-la”, ressaltou.

A entrevista, publicada à página 3 do veículo, está disponível na íntegra, no link:

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social