Laboratório Central de Análises Clínicas da UNIFAL-MG completa 27 anos

Versão para impressãoEnviar por email
Conheça sua história e estrutura

Abril é um mês comemorativo para a UNIFAL-MG, não apenas porque celebra a data de fundação institucional, mas também a criação de outros órgãos do complexo universitário, como o Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN) que está completando 27 anos.

Como órgão complementar da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/UNIFAL-MG), o Laboratório Central de Análises Clínicas tem como finalidade realizar com excelência técnica as análises laboratoriais, atendendo com humanização e sensibilidade os clientes e servindo de campo atualizado e dinâmico para ensino, pesquisa e extensão.

Conforme conta a professora Maria Rita Rodrigues, diretora do LACEN, o laboratório foi criado em 1989, na gestão do professor Afrânio Caiafa de Mesquita, mas os exames laboratoriais e o atendimento à população já eram realizados nos laboratórios clínicos desde a década de 1960. “O atendimento ao público já existia por meio dos laboratórios das disciplinas do departamento de Análises Clínicas e os exames eram feitos por lá. Mas o atendimento centralizado mesmo, passou a ser feito, com a criação do LACEN”, esclarece.

A professora, que hoje divide a direção com o Prof. Selmo de Ávila Lima, relembra que o Laboratório Central de Análises Clínicas teve à frente vários colegas docentes que contribuíram para sua consolidação, como a Profa. Maria Tereza da Costa Esteves, a Profa Cássia Carneiro Avelino, o Prof. Jorge Kleber Chavasco e o Prof. Marcos José Marques; até chegar à sua gestão, iniciada em 2008.

Atualmente, o LACEN conta com uma equipe de 20 profissionais, entre servidores docentes e técnico-administrativos, e também colaboradores, que trabalham nos setores de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Urinálise, Hormônios, Parasitologia e Microbiologia, para atender de forma adequada e completa as necessidades da comunidade médica, a fim de que o diagnóstico clínico seja mais rápido e preciso. “Cada setor tem um profissional farmacêutico responsável, que além de realizar os exames, também supervisiona o estágio curricular de 20 alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina, por semestre”, conta a diretora, enfatizando que os exames dos pacientes são realizados pelos bioquímicos e acompanhados pelos estudantes, atividade que contribui para a formação de conhecimento na área de Análises Clínicas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o LACEN realiza cerca de 1.200 atendimentos por mês, resultando em aproximadamente 11 mil exames mensais. “Encontra-se em andamento um projeto para viabilizar a entrega de laudos via internet”, informa Profa. Maria Rita.

Para abranger a população, a equipe do laboratório também realiza coletas domiciliares e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) dos bairros Pinheirinho, Campos Elíseos, Gaspar Lopes e Primavera, em Alfenas. “Nós tentamos ir até as localidades mais afastadas, porque consideramos a dificuldade da pessoa vir ao centro da cidade para fazer os exames”, destaca Profa. Maria Rita, ressaltando o compromisso dos profissionais do LACEN com a saúde e o bem-estar da população.

Em relação à infraestrutura oferecida pelo LACEN, o farmacêutico André Luiz Machado Viana, responsável pela gestão de qualidade do laboratório detalha: “Todos os setores são informatizados, o que permitem que os profissionais tenham acesso direto e em tempo real, por meio do Sistema de Informação Laboratorial (SIL) aos exames que estão sendo realizados. Alguns setores são totalmente automatizados com os equipamentos mais modernos e eficientes da área”.

“Na atual gestão, os equipamentos para realização dos exames passaram a ser contratados via comodato, modalidade que permite que o laboratório possa, todo ano, rever a necessidade de trocar o equipamento para acompanhar a tecnologia. Com isso, o LACEN dispõe dos melhores e mais atuais equipamentos do mercado”, observa a diretora.

Entre os equipamentos de tecnologia de ponta se destaca o do setor de Imunologia, que utiliza eletroquimioluminescência para exames de hormônios, marcadores tumorais e sorologia; e também o HPLC, que é um método de referência usado para dosagem de hemoglobina glicada (exame do controle de diabetes). O laboratório também é referência na região na realização de exames de tuberculose e hanseníase. Além disso, é referência também para exames de blastomicose, numa parceria com o Prof. Dr. Luiz Cosme Cotta Malaquias.

De acordo com Profa. Maria Rita, uma das principais preocupações da direção é com a qualidade e confiabilidade dos resultados dos exames. “Desde o início, a minha preocupação foi garantir o controle e a confiabilidade dos exames”, diz, informando que o LACEN está em preparação também para a acreditação laboratorial. A docente pontua que para alcançar esse objetivo, o LACEN aderiu ao Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (PNCQ-SBAC), recebendo classificação EXCELENTE nas certificações anuais, desde que o laboratório passou a integrar o programa. “Utilizamos também, a Controllab da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC-ML) para a realização do Controle Externo da Qualidade (CEQ), e o laboratório vem sendo avaliado anualmente com ótimo desempenho na realização de exames laboratoriais”, ressalta, acrescentando que o controle interno é feito diariamente.

Segundo o responsável pela gestão de qualidade do laboratório, essas avaliações são comparadas aos resultados apresentados pelos laboratórios do país. “O provedor do Controle Externo da Qualidade envia uma mesma amostra para todos os laboratórios conveniados e os nossos resultados são comparados com todos os demais e a nossa avaliação é excelente”, frisa André.

Além do cuidado no serviço prestado à população, o LACEN também contribui para o desenvolvimento de projetos de extensão e de pesquisa, oportunizando, por exemplo, que pesquisadores utilizem amostras do laboratório central, para complementar e colaborar com as pesquisas desenvolvidas na Universidade.

O Laboratório Central de Análises Clínicas está localizado à Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h e das 13 às 17h.
 

Para mais informações, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/lacen/